Página inicial > Últimas Notícias > Aluna da UFCG desenvolve aplicativo para auxiliar na aprendizagem de crianças com autismo
tecnologia

Criado pela aluna Juliana Nunes, sob a orientação do professor Jalberth Fernandes, o Conecta-Kids visa dar suporte a professores no ensino da fala, coordenação motora e disciplinas como Matemática e Português

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 10h26

Com o objetivo de auxiliar professores na Educação Especial, sobretudo em demandas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a estudante Juliana Nunes, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveu o aplicativo Conecta-Kids, que visa dar suporte a tutores do ensino especial com aprendizagens de fala, coordenação motora e disciplinas como Matemática e Português.

Fruto da disciplina Dispositivos Eletrônicos, ministrada pelo professor Jalberth Fernandes, a plataforma funciona como um jogo com vários menus, onde cada um tem um objetivo específico de aprendizagem. O professor, que também é tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica (PET Elétrica), explica que a ideia do ambiente virtual nasceu da temática “Inclusão”, trabalhada neste semestre durante as aulas da disciplina.

“Lancei a ideia do desenvolvimento de um aplicativo que auxiliasse na aprendizagem de crianças com TEA. A aluna do PET Juliana, que tem um irmão com autismo, gostou da ideia e aceitou o desafio de desenvolver o app. Com isso, a solução é mais um produto do que vem sendo desenvolvido na minha disciplina, só que nela nós desenvolvemos brinquedos eletrônicos. A aluna do PET desenvolveu um app”, destaca.

Lançado no mês de novembro, a solução já vem sendo utilizada por professores da Educação Básica e testada para o aprimoramento de suas funcionalidades.

“Enviamos um formulário com algumas perguntas voltadas às principais dificuldades que são enfrentadas em se trabalhar com um aluno com TEA, características que uma tecnologia assistiva deve ter para facilitar esse trabalho. São reais as dificuldades que muitos pais e tutores passam, e o uso de tecnologias assistivas para ampliar o desenvolvimento das habilidades dessas crianças pode favorecer significativamente o seu desenvolvimento”, acrescenta o professor Jalberth.

O aplicativo Conecta-Kids está disponível gratuitamente para download no Sistema Android.

Assunto(s): tecnologia