Página inicial > Últimas Notícias > UFCG integra colaboração internacional do maior observatório de raios cósmicos do mundo
Observatório Pierre Auger

Integração científica se dá por meio da participação do professor Luiz Stuani na equipe de pesquisadores de 17 países

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 15h49

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passou a integrar, como instituição-membro, o maior observatório de raios cósmicos do mundo: o Observatório Pierre Auger, localizado em Malargüe, Argentina. A integração científica se dá por meio da participação do professor Luiz Stuani, da Unidade Acadêmica de Física, na rede de colaboração internacional que envolve pesquisadores de 17 países.

O Observatório Pierre Auger é o único de seu tipo no hemisfério sul, fato que o destaca por permitir a observação do centro da nossa galáxia. Tem como objetivo principal o estudo das partículas mais energéticas do universo, que atingem a Terra vindas de diferentes direções: os chamados raios cósmicos ultra energéticos.

Os dados experimentais obtidos permitem dar passos importantes nos entendimentos de origem, processos de aceleração, propagação desde as fontes até a Terra, além de composição e espectro energético desses raios cósmicos de energias ultra altas.

Esta é a segunda vez que o professor Stuani integra a colaboração internacional do observatório, tendo participado anteriormente por ocasião de seu doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confira aqui o site oficial do observatório.

(Ascom UFCG, com dados da Ascom CCT/UFCG)