Página inicial > Últimas Notícias > UFCG participa de Programa de Mobilidade Internacional
GCUB-Mob

UFCG participa de Programa de Mobilidade Internacional

Sete estudantes estrangeiros foram selecionados para cursos de pós-graduação da instituição

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 15h59

Sete estudantes estrangeiros foram selecionados na primeira edição do Programa de Mobilidade Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob) para cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano de 2023.

O programa disponibilizou mais de 875 bolsas de mestrado e doutorado em 50 universidades brasileiras, cujas aulas terão início no próximo ano. A UFCG participa do GCUB-Mob por meio da oferta de bolsas em cinco programas de pós-graduação: Administração, Ciência Animal, Ciência da Computação, Ciência e Saúde Animal e Ciência Política.

Ao todo, a UFCG recebeu 118 candidaturas de inscrição de estudantes de diversos países, como Angola, Azerbaijão, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Haiti, Honduras, Moçambique, México Nigéria, Peru, Quênia, Sri Lanka e Tunísia.

"O expressivo interesse de candidatos de diversas partes do mundo pela UFCG revela a notabilidade que nossa instituição vem construindo no cenário internacional”, destaca a professora Verônica Macário, assessora para Assuntos Internacionais e coordenadora institucional do GCUB-Mob na UFCG. Ela integrou o Comitê Consultivo de Avaliação do programa.

Para a seleção dos estudantes, foram realizadas análise curricular e análise de mérito e admissibilidade pelos programas de pós-graduação das 50 instituições participantes.

Para a UFCG, foram selecionados estudantes dos seguintes países:

Angola: mestrado em Ciência da Computação (1)
Bolívia: mestrado em Administração (1)
Haiti: mestrado em Ciência Animal (1)
Haiti: mestrado em Ciência e Saúde Animal (1)
Haiti: mestrado em Ciência Política (1)
Moçambique: mestrado em Ciência Animal (1)
Nigéria: doutorado em Ciência e Saúde Animal (1)

GCUB-Mob

O Programa de Mobilidade Internacional é promovido pelo GCUB com o apoio da Agence International de la Francophonie (AUF), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Comissão Nacional da Unesco e o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estudantes estrangeiros dos cinco continentes, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países.

Acesse aqui a página do programa.

Assunto(s): GCUB-Mob