UFCG contará com Brigada de Incêndio e Emergência
Servidores capacitados vão atuar no combate a princípios de incêndio, abandono de área e prestação de primeiros socorros. Primeira turma de brigadistas do campus sede deve formada no segundo semestre
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contará, nos próximos meses, com uma Brigada de Incêndio e Emergência em seu campus sede. Os estudos preliminares já estão sendo feitos por uma comissão responsável, dentre outras atividades, por verificar a quantidade de extintores, bem como analisar os projetos de combate a incêndio existentes, avaliar a percepção dos servidores quanto às situações de risco e elaborar um plano de ação.
Dentre as medidas já definidas está a capacitação de servidores como brigadistas, tornando-os aptos a avaliarem os principais fatores de risco e situações de emergência no seu ambiente de trabalho, bem como a atuarem no combate a princípios de incêndio, abandono de área e prestação de primeiros socorros.
A capacitação será oferecida pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e realizada pelo Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) da UFCG, que ficará responsável pelos treinamentos teóricos e práticos de primeiros socorros, e pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que realizará simulações de combate a princípios de incêndio. A previsão é que a primeira turma seja formada no segundo semestre.
Os diversos setores da UFCG serão, em breve, convidados a indicarem servidores para a composição da Brigada. O número de brigadistas por edificação, bloco ou laboratório será divulgado oportunamente.
A capacitação dará direito a certificado contendo carga horária e conteúdo ministrado e será realizada anualmente para formação de novas turmas e reciclagem. Haverá possibilidade de incluir o curso de formação de Brigada como parte integrante da formação do servidor entre os cursos obrigatórios.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais