Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadora da UFCG participa de projeto de produção de nanocosmético derivado da quixabeira
inovação

Produto inovador será desenvolvido em uma empresa startup instalada no município de Serra Branca

• Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 15h59

Uma pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) integra um projeto de criação de um nanocosmético à base de quixabeira, espécie nativa do bioma Caatinga, que será desenvolvido em uma empresa startup instalada no município de Serra Branca, no Cariri Paraibano.

A professora Alecksandra Vieira é coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, e foi co-orientadora, juntamente com o professor Rui Oliveira Macêdo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da pesquisa de doutorado de Azenate Campos, realizada no Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB.

O projeto, que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos durante o doutorado de Azenate Gomes (que é graduada em Agroecologia pela UFCG), foi aprovado recentemente pelo Programa Centelha 2 Paraíba, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), ficando na 11° posição entre os 39 aprovados. A previsão é que a execução do projeto tenha início no próximo mês de março.

A startup, denominada Quixarm, receberá, em sua fase inicial, apoio do Sistema Ecoprodutivo do Bioma Caatinga, da Fundação de Apoio a Biotecnologia e Inovação Tecnológica em Saúde (Sebic/Funbits) do município de Serra Branca, que disponibilizará um módulo de produção e toda a estrutura de secagem, moagem e obtenção de extratos e laboratórios para transformação da quixabeira no nanocosmético.

Nanocosméticos são produtos cosméticos compostos por nanopartículas, estruturas extremamente pequenas que apresentam diversas vantagens, como maior absorção, ação mais prolongada, resultados mais rápidos e maior suavidade no toque.

(Ascom UFCG, com dados da Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): inovação