Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projetos da UFCG são classificados entre os dez melhores em concurso nacional do Instituto Claro
Início do conteúdo da página
smart farms

Projetos da UFCG são classificados entre os dez melhores em concurso nacional do Instituto Claro

Soluções visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de habitantes de regiões rurais e de suas atividades econômicas

  • Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 11h15

Três projetos do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Automação Agrícola (GRAAU) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram classificados entre os dez melhores na categoria Smart Farms (Fazendas Inteligentes) da 11ª edição do Programa Campus Mobile, promovido pelo Instituto Claro. O concurso nacional de inovação e empreendedorismo visa incentivar universitários, pós-graduandos e recém-formados a construírem soluções de impacto social por meio de aplicativos.

 

Desenvolvido pelos estudantes Gypson Junqueira, Matheus Gomes, Gabriel Santos, Anderson Almeida, Joelson Santos, Filipe Wesley e Rubens Oliveira, do curso de Engenharia Agrícola, sob a coordenação do professor Rafael Costa, os projetos classificados têm por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de habitantes de regiões rurais e de suas atividades econômicas.

 

Os projetos

 

O projeto SimSilo é voltado para monitorar todo o funcionamento de silos via Internet das Coisas (IoT, da sigla em Inglês), podendo ser acessível via celular ou computador, trazendo para o cliente todas as informações de funcionamento, variáveis ambientais e dos produtos armazenados, proporcionando fidelidade de estoque, diminuindo riscos de acidentes e economia de mão de obra.

 

Já o AutoPiscicultura, é um dispositivo que auxilia o produtor rural automatizando a sua produção de peixes. O aplicativo permite que o homem do campo, através do seu próprio celular, controle a alimentação dos animais e os parâmetros qualitativos da água.

 

A terceira solução classificada trata-se de um aplicativo para sistema operacional android com utilização facilitada de telefones celulares, destinado a ensinar pequenos produtores rurais a usarem redes sociais, fortalecendo o comércio hortícola local. O projeto visa criar um aplicativo de e-commerce (HortGreen) voltado para horticultura e tem como público-alvo a agricultura familiar e a população local de Campina Grande e região consumidora de produtos do gênero.

 

Próximas etapas

 

“Estar entre os dez melhores projetos na categoria Smart Farms em um concurso nacional dessa importância é, sem dúvidas, uma conquista muito grande para o curso de Engenharia Agrícola e para a UFCG como um todo. O nosso grupo de pesquisa (GRAAU) está trabalhando muito para desenvolver projetos automatizados, que sejam de baixo custo para o produtor agropecuário da região. Nosso objetivo nessa competição é ficarmos entre os três melhores projetos na categoria, para passarmos para a próxima etapa e, assim, concorrermos à premiação máxima”, declara o professor Rafael.

 

A primeira etapa do concurso (semana imersiva) contou com 182 participantes de 21 estados brasileiros. Os três projetos finalistas de cada categoria irão disputar o primeiro lugar para ganhar, além de prêmio em dinheiro, uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecer empresas de sucesso na área de tecnologia. A próxima etapa, de apresentação dos projetos, será realizada de 6 a 10 de março, em São Paulo.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): smart farms
Fim do conteúdo da página