Página inicial > Últimas Notícias > Lançada edição inaugural da Revista Arquitetura e Lugar da UFCG
edufcg

Lançada edição inaugural da Revista Arquitetura e Lugar da UFCG

Periódico online reúne artigos, entrevista, práticas projetuais, ensaio fotográfico e croquis de pesquisadores da área

• Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 10h47

O Portal de Periódicos da Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) lançou na última quarta-feira, dia 22, a edição inaugural da Revista Arquitetura e Lugar, produzida pelo Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar (Grupal), vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG.

A publicação reúne, em 169 páginas, sete textos de autoria de pesquisadores da área de Arquitetura e Patrimônio que produziram artigos individuais ou em parceria com coautores, além das seções de Entrevistas, Práticas projetuais, Ensaio fotográfico e Croquis.

A seção Entrevistas traz um diálogo com o ativista patrimonial Noaldo Ribeiro, que apresenta propostas para a revitalização da Fábrica Marques de Almeida, no bairro histórico das Boninas, em Campina Grande, PB.

Já a parte de Práticas projetuais, apresenta a proposta arquitetônica de um hotel de negócios para a cidade de Mossoró, RN, desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG, adotando a linha metodológica da forma moderna.

Na seção Ensaio Fotográfico foi feito um resgate imagético de obras modernas paulistas, produzido pelo arquiteto Ivanilson Pereira. O periódico é finalizado por Croquis da modernidade campinense, produzidos por ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG.

A Revista Arquitetura e Lugar tem como editora chefe a coordenadora do Grupal, professora Alcilia Afonso, e como co-editor o arquiteto e mestrando da Universidade de São Paulo (USP), Ivanilson Pereira.

A edição inaugural do periódico está disponível gratuitamente no endereço https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/issue/view/17.

Assunto(s): edufcg