Página inicial > Últimas Notícias > Começa prazo para envio da documentação dos classificados na Chamada Regular do SiSU 2023.1
seleção unificada

Envio da documentação para cadastramento (registro acadêmico) acontece até o próximo dia 7, de forma online. Candidatos autodeclarados Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI) passarão por comissões de Validação e deverão entregar documentação específica de forma presencial nos locais e datas definidos em edital de convocação

• Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 00h02

Começou nesta quarta-feira, dia 1º de março, prosseguindo até às 23h59min do próximo dia 7, o prazo para que os convocados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023.1) para os cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) enviem, de forma online, a documentação exigida para o cadastramento (registro acadêmico) na instituição. O não envio da documentação exigida no prazo estabelecido implicará na perda do direito à vaga.

Confira aqui o resultado da Chamada Regular do SiSU 2023.1.

Cadastramento e matrícula

Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.

Os candidatos classificados na Chamada Regular do SiSU 2023.1 para cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) por meio de formulário online.

A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos de 1° a 8 de março.

Se o cadastramento for deferido (aprovado), o candidato receberá confirmação da coordenação do curso, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), com o número de sua matrícula na UFCG, que será utilizado para realização da matrícula em disciplinas. As datas para a realização da matrícula em disciplinas e do início das aulas do Período Letivo 2023.1 ainda não foram definidas e estarão dispostas em calendário acadêmico a ser publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

No caso de documentação irregular, a coordenação do curso informará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, da impossibilidade de proceder ao cadastramento, para que o mesmo possa regularizar a situação, com envio da documentação solicitada para o e-mail da coordenação do curso.

A relação de documentos para cadastramento por modalidade de concorrência está disposta no Anexo IV do Edital. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga.

O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso no dia 9 de março, até às 18h, por meio do Sistema Eletrônico de Recurso. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 10 de março, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

Cotas e Comissões de validação obrigatória

Os candidatos selecionados na modalidade das vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) e/ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI) passarão por um processo de validação, por meio de comissões constituídas especificamente para esta finalidade e deverão entregar documentação específica às comissões, de forma presencial, nas datas e locais descritos no edital de convocação.

O resultado da avaliação da autodeclaração PPI e PcD está disponível na página da Pró-Reitora de Ensino (PRE) com atualização contínua.

Somente após a validação pelas comissões é que os candidatos às vagas reservadas para PcD e/ou PPI poderão realizar o cadastramento.

O candidato que possuir homologação de autodeclaração PPI e/ou PcD realizada em processo seletivo nos últimos 5 anos, no âmbito da UFCG ou de outra instituição pública, poderá apresentá-la em substituição aos documentos que forem exigidos em edital de convocação para esta finalidade.

O não comparecimento ou indeferimento das comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato no processo seletivo.

Dúvidas

Em caso de dúvidas técnicas sobre o envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE). O ticket deve ser enviado no período de 00h até às 18h de 1° a 6 de março, contendo, claramente e de forma específica, o detalhamento do problema a ser reportado.

Esclarecimentos sobre a lista de documentos devem ser tirados com as coordenações de curso. Acesse aqui os contatos da coordenações dos cursos de graduação.

Acesse aqui o Edital do Processo Seletivo SiSU 2023.1 na UFCG.

Veja aqui todas as publicações relativas ao processo seletivo.

Matrícula em disciplinas e início das aulas

Por conta da pandemia de Covid-19, os períodos letivos estão atrasados na UFCG, de modo que as aulas do Período Letivo 2022.2 terão início no próximo dia 13 de março, com término agendado para o dia 23 de junho.

As datas para a realização da matrícula em disciplinas e do início das aulas do Período Letivo 2023.1 ainda não foram definidas e estarão dispostas em calendário acadêmico a ser publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

A matrícula em disciplinas é obrigatória para todos os alunos ingressantes e deverá ser realizada por meio do Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO), com orientação da coordenação de curso. No SCAO há, ainda, ajuda para a realização de vários procedimentos.

Assunto(s): seleção unificada