Página inicial > Últimas Notícias > Projetos da UFCG são premiados em concurso nacional da Claro
inovação tecnológica

Projetos da UFCG são premiados em concurso nacional da Claro

Equipes estão classificadas para a etapa de finalização de protótipos. Finalistas ganharão uma viagem imersiva para o Vale do Silício, nos EUA

• Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 15h24
imagem sem descrição.

Dois projetos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram premiados nesta sexta-feira, dia 10, na 11ª edição do Programa Campus Mobile, promovido pelo Instituto Claro, concurso nacional de inovação e empreendedorismo, que visa incentivar universitários, pós-graduandos e recém-formados a construírem soluções de impacto social por meio de aplicativos.

Vinculados ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Automação Agrícola (GRAAU) do curso de Engenharia Agrícola, sob coordenação do professor Rafael Costa, foram premiados os projetos na categoria Smart Farms (Fazendas Inteligentes) de AutoPiscicultura, dos alunos Anderson Almeida e Joelson Isidro, e SimSilo, de Gabriel Melo, Gypson Ayres e Matheus Gomes.

Cada projeto foi premiado com R$ 11,7 mil e as equipes estão classificadas para a etapa de finalização de protótipos. Finalistas de cada categoria ganharão uma viagem imersiva para o Vale do Silício, uma das maiores aglomerações de empresas de tecnologia de ponta do mundo, localizada na Califórnia, nos EUA.

Sobre os projetos

O projeto AutoPiscicultura, é um dispositivo que auxilia o produtor rural automatizando a sua produção de peixes. O aplicativo permite que o homem do campo, através do seu próprio celular, controle a alimentação dos animais e os parâmetros qualitativos da água.

Já o SimSilo é voltado para monitorar todo o funcionamento de silos via Internet das Coisas (IoT, da sigla em Inglês), podendo ser acessível via celular ou computador, trazendo para o cliente todas as informações de funcionamento, variáveis ambientais e dos produtos armazenados, proporcionando fidelidade de estoque, diminuindo riscos de acidentes e economia de mão de obra.

Acompanhe aqui a competição - https://www.instagram.com/institutoclaro/