Página inicial > Últimas Notícias > UAEI celebra Dia Mundial da Síndrome de Down com momento de sensibilização

UAEI celebra Dia Mundial da Síndrome de Down com momento de sensibilização

Atividade foi realizada nesta terça-feira, dia 21

• Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 17h34
imagem sem descrição.

Em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, dia 21 de março, a Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoveu nesta terça-feira, um momento de sensibilização com a comunidade escolar acerca da importância da inclusão escolar, em especial das crianças com a trissomia do cromossomo 21 (T21).

"Mais do que uma data, é um momento político, de reafirmação e de luta pelo fortalecimento e ampliação das políticas públicas de inclusão de crianças, jovens e adultos", declarou a professora Roseane Macedo, observando que é preciso defender a inclusão e o direito à educação a todas as crianças, "indistintamente".

"Precisamos conscientizar a todos que ser diferente é normal. Ninguém é igual a ninguém". As palavras são de Rosana Maria, mãe de Elton Gomes, uma das duas crianças com Síndrome de Down matriculadas na UAEI. "Parabenizo a UFCG pelo trabalho que desenvolve referente à inclusão. Hoje, em especial, realiza um evento para toda a comunidade escolar, e eu, como mãe de aluno que tem a T21, me sinto lisonjeada. Elton é o amor, é alegria, é aprendizado diário. É um presente de Deus para nós", destacou.

O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil e, apesar do conhecimento sobre essa condição genética ter evoluído muito nas últimas décadas, os portadores ainda enfrentam muitas dificuldades quanto à inclusão na sociedade.

Assunto(s): Educação Infantil