Página inicial > Últimas Notícias > Capes contempla UFCG com 27 novas bolsas de pós-graduação
mestrado e doutorado

Capes contempla UFCG com 27 novas bolsas de pós-graduação

Em 2023, a instituição contará com 404 bolsas de mestrado e doutorado

• Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 15h57

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi contemplada com 27 novas bolsas de pós-graduação concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o ano de 2023, a instituição contará com o total de 404 bolsas de mestrado e doutorado.

“Essas bolsas têm um papel importante para o bom andamento dos programas de pós-graduação, contemplando mais alunos com bolsas, consequentemente, mais possibilidade de desenvolvimento de pesquisas de excelência. Vemos como uma iniciativa positiva do governo federal esse aumento com possibilidade de adição de mais bolsas nos anos subsequentes, além do reajuste no valor da bolsas”, destaca o professor Carlos Santos, coordenador geral de pós-graduação da UFCG.

As bolsas da Capes tiveram um reajuste no mês de fevereiro e os valores atuais são de R$ 2.100 para mestrado e de R$ 3.100 para doutorado.

Critérios para concessão de bolsas da Capes

Desde 2020, a Capes considera alguns indicadores para concessão de bolsas, entre elas a nota obtida na Avaliação Quadrienal da CAPES. Há, ainda, a ponderação de dois fatores: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que considera prioritários municípios com menores indicadores, e a Titulação Média de Cursos (TMC), que diferencia cursos pelo tamanho. Como o modelo é dinâmico, a distribuição pode ser alterada a cada ano.

Para conferir o modelo adotado pela Capes em 2023, acesse aqui.

Assunto(s): mestrado e doutorado