Página inicial > Últimas Notícias > UFCG recebe visita do presidente da Finep
pesquisa

UFCG recebe visita do presidente da Finep

General Barroso se disse impressionado com os estudos desenvolvidos pela universidade e a capacidade das equipes de pesquisadores

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 14h20
imagem sem descrição.

O presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), General Waldemar Barroso, esteve nessa quinta-feira, dia 21, visitando a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para conhecer o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), onde será instalado o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), em cooperação com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), ação contida na "Agenda de 100 dias" do governo federal.

O coordenador do Labdes, professor Kepler França, apresentou as pesquisas desenvolvidas pelo laboratório - em reuso, purificação e dessalinização de águas com grande repercussão social -, e as obras e o sistema operacional do CTTD. Na ocasião, Barroso e assessores provaram, e aprovaram, águas purificadas por alguns dos sistemas desenvolvidos naquela unidade de pesquisa.

A comitiva da Finep, acompanhada do vice-reitor Camilo Farias, também visitou o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio) para conhecer as pesquisas, produtos, ensaios e serviços prestados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Sistema Único de Saúde (SUS), apresentadas pelo coordenador Marcus Vinícius.

No começo da noite, foi recebido pelo reitor Vicemário Simões - que agradeceu a visita e os empreendimentos da financiadora, como também reafirmou o compromisso institucional com o desenvolvimento nacional, ratificando a disponibilidade da academia da UFCG para outras ações. Na ocasião, a comitiva assistiu à apresentação do projeto de cooperação internacional Bingo (radiotelescópio).

Ao avaliar a visita, o General Barroso se disse impressionado com os estudos desenvolvidos pela universidade, a capacidade, entusiasmo e compromisso das equipes de pesquisadores.  Afirmando ter visto mais do que imaginava e estar encantado com a competência da academia, ressaltou a expressiva preocupação da UFCG com a sociedade e a qualidade de vida. A comitiva também visitou o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Assunto(s): pesquisa