Página inicial > Últimas Notícias > Abertas na UFCG vagas para bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica
ensino

Oportunidades são para licenciandos e preceptores de diversos cursos da UFCG. No total, são ofertadas 125 vagas

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h40

Até o próximo dia 23 de abril, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com inscrições abertas para a seleção de estudantes de cursos de licenciaturas que tenham interesse em atuar no Programa Institucional de Residência Pedagógica.

No total, estão sendo ofertadas 125 vagas, sendo 105 para licenciandos bolsistas (Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Pedagogia, Música e Educação do Campo) e 20 vagas para professores preceptores (Matemática, Física, Biologia, Pedagogia, Música, Educação do Campo, História, Geografia e Ciências Sociais), nos campi Campina Grande, Cajazeiras, Cuité e Sumé.

Para participar como licenciando bolsista, o candidato precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos listados no edital, ter cursado o mínimo de 50% do curso, além de ter condições de dedicar 138 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica em cada um dos três módulos previstos. O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto. O valor mensal da bolsa é de R$ 700.

Já o bolsista preceptor, precisa ser licenciado na mesma área/disciplina do discente que irá acompanhar; ter experiência mínima de dois anos no magistério na Educação Básica; ser professor na escola participante e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto; entre outros requisitos previstos no edital. O valor mensal da bolsa é de R$ 1.100.

As inscrições são realizadas via e-mail de cada docente responsável pelo subprojeto, listado no edital. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e optar pelo subprojeto correspondente ao seu curso de licenciatura. A seleção será feita por meio de avaliação da documentação solicitada no edital e entrevista. O resultado final, após recursos, será publicado no dia 2 de maio.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Ensino (PRE), pelo telefone 2101.1525 ou pelo e-mail rp.ufcg@gmail.com.

Confira abaixo os editais:

Licenciandos bolsistas
Bolsistas preceptores

Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por alunos de licenciaturas em escolas públicas de educação básica, denominadas escolas-campo. Lá, o residente é acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor, sendo orientado por um professor da sua Instituição de Ensino Superior (IES).

Entre os objetivos estão aperfeiçoar a formação dos estudantes de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e exercitem a relação entre teoria e prática profissional docente; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe os egressos das licenciaturas e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.

Assunto(s): ensino