UFCG implanta orçamento participativo
Calendário de reuniões com os centros de Ensino tem início terça, dia 25
O reitor Antônio Fernandes anunciou - por meio de mensagem eletrônica à comunidade acadêmica - a criação do orçamento participativo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O comunicado foi encaminhado na noite dessa quinta-feira, dia 20, após o seu retorno de Brasília – onde participou da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as universidades federais, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira, dia 19.
Em Brasília, com o objetivo de apresentar os pleitos da UFCG, o reitor tem realizado agendas em ministérios e permanente diálogo com a bancada paraibana. Foi recebido pelos três senadores (Daniella Ribeiro, Efraim Filho e Veneziano Vital) e pelo o novo líder da bancada paraibana no Congresso Nacional, o deputado Damião Feliciano.
Na quinta-feira, dia 20, foi recebido pelo ministro da Educação Camilo Santana, por interlocução direta do presidente do Senado Federal, em exercício, senador Veneziano Vital, que conduziu a defesa das demandas apresentadas. A audiência foi destacada como histórica por ter aberto possibilidades e se firmado compromissos que a instituição tanto precisa e aguarda. "Tratamos da recomposição orçamentária e projetos estruturantes, inaugurações, novas obras e de expansão. Obtivemos grandes conquistas e encaminhamentos, que serão anunciados em breve”, afirmou Antônio Fernandes.
Ao apresentar a prática do orçamento participativo, o reitor destacou a necessidade da interação com toda comunidade dos centros de Ensino para que a aplicação dos investimentos alcance “impacto positivo no maior número de pessoas, empregando princípios de boa gestão e de diálogo qualificado”. Também disse acreditar numa expressiva participação dos que fazem a UFCG, servidores e alunos, para que “nenhum filtro pessoal macule a escolha dos que vivem o dia a dia institucional - em cada sala de aula, ambiente administrativo, laboratório, auditório e demais espaços acadêmicos”.
As reuniões do orçamento participativo começarão na próxima terça-feira, dia 25, com a comunidade do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no auditório do Centro, das 8h30 às 12h. E serão concluídas no próximo dia 10 de maio, no campus Sumé, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) das 08h30 às 12h.
Veja o Comunicado da Reitoria e o calendário das demais reuniões do orçamento participativo:
“Saudações à Comunidade Acadêmica da UFCG!
Ao longo dos últimos anos, falar sobre o orçamento destinado às Universidades Federais nos causava apreensão. Ontem, finalmente, viramos esta página e nos encontramos, felizes e aliviados, com a concretização da promessa de Recomposição do Orçamento das Universidades e Institutos Federais, feita pelo Governo Federal.
Ouvimos sobre a importância de investimentos, de planejamento e melhorias para estas instituições que tanto colaboram com o desenvolvimento do Brasil, e recebemos a grata confirmação de que cada uma delas disporá de recomposição do seu orçamento de investimento e de manutenção, a fim que as comunidades acadêmicas possam ter a certeza de que conseguirão executar suas atividades, ao longo do exercício financeiro de 2023, livres da angústia e dos prejuízos advindos dos sucessivos cortes orçamentários que aconteceram nos últimos anos.
Muitos foram os(as) que lutaram em prol da recomposição e é imprescindível destacar a atuação da ANDIFES, colegiado do qual a UFCG faz parte e com o qual colabora de maneira expressiva: junto às demais universidades brasileiras, participamos de esforços e reuniões, com diversas esferas do governo e com representantes do Congresso Nacional, com o objetivo de garantir que cada servidor(a), cada discente e cada cidadão(a) pudessem comemorar esta conquista da educação superior, que nos enche de esperança.
É tempo de esperançar. É tempo de trabalhar em prol da UFCG, de mãos dadas.
Sabemos que o percurso rumo ao patamar de investimentos e custeio de manutenção que precisamos e merecemos exigirá de nós todo empenho e capacidade técnica de bem gerir os recursos que forem destinados à UFCG, mas estamos certos de que o melhor caminho é o de praticar o orçamento participativo com a comunidade acadêmica de todos os centros de ensino da nossa UFCG.
Assim, convidamos toda a comunidade acadêmica a tomar parte deste momento democrático e transparente de (re)conhecimento a respeito dos objetivos de investimento e das necessidades de manutenção que temos, em cada centro de ensino, de forma a alcançar impacto positivo para o maior número de pessoas da nossa comunidade, empregando princípios de boa gestão e de diálogo qualificado.
Nosso orçamento participativo será construído por meio de encontros da Reitoria com a comunidade acadêmica de cada centro, motivo pelo qual, convido e espero a expressiva participação dos colegas servidores e dos discentes, a fim de que nenhum filtro pessoal possa macular a escolha das pessoas que vivem o dia a dia da UFCG, em cada sala de aula, ambiente administrativo, laboratório, auditório, e tantos outros espaços acadêmicos.
Nos encontraremos para discutir um novo tempo para a UFCG, com:
CCBS - das 8h30min às 12h do dia 25/04/2023, no auditório do CCBS;
CCT - das 14h30min às 18h do dia 25/04/2023, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega;
CEEI - das 19h às 21h30min do dia 25/04/2023, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega;
CTRN - das 8h30min às 12h do dia 26/04/2023, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega;
CH - das 14h30min às 18h do dia 26/04/2023, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega;
CES - das 15h às 18h30min do dia 27/04/2023, no Auditório do CES;
CSTR - das 8h30min às 12h do dia 28/04/2023, no Auditório do CSTR;
CCJS - das 8h30min às 12h do dia 05/05/2023, no Auditório do CCJS;
CFP - das 15h às 18h30min do dia 05/05/2023, no Auditório do CFP.
CCTA - das 15h às 18h30min do dia 09/05/2023, no Auditório do CCTA;
CDSA - das 8h30min às 12h do dia 10/05/2023, no Auditório do CDSA
Certos de que juntos construiremos soluções e desenharemos esse novo tempo para a UFCG, como uma sinalização de que nossa comunidade abraça a esperança e não admite retrocessos,
Antônio Fernandes Filho
Reitor da UFCG
&
Equipe de Gestão da UFCG”
(Ascom UFCG)
Redes Sociais