Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa seleciona smart sensor para motores elétricos em escadas rolantes
Participação da UFCG

Pesquisa seleciona smart sensor para motores elétricos em escadas rolantes

Estudo foca em equipamentos utilizados em estação de metrô

• Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 14h15

Com a participação de professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi publicado no journal Sensors, no dia 20 de abril, pesquisa que seleciona o melhor smart sensor para motores elétricos utilizados em escadas rolantes de uma estação de metrô.

Além do professor Daniel Moura, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) campus Sumé, o artigo “Evaluation of Smart Sensors for Subway Electric Motor Escalators through AHP-Gaussian Method” conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Marinha do Brasil.

De acordo com o trabalho publicado, os sensores desempenham um papel crucial na Indústria 4.0, permitindo que as máquinas coletem e analisem dados em tempo real, que podem ser usados para melhorar os processos de produção e aumentar a eficiência . A pesquisa em questão confirma que os sensores podem desempenhar tais papéis.

Para modelagem do problema, utilizou-se o método AHP-Gaussiano. Sete critérios foram definidos para a seleção do sensor: faixa de temperatura, faixa de vibração, peso, comunicação, distância, potência elétrica máxima, velocidade de tráfego de dados e custo de aquisição. Quatro sensores inteligentes foram consideradas como alternativas. Os resultados da análise mostraram que o sensor mais adequado foi o sensor inteligente ABB Ability, que obteve a pontuação mais alta na análise AHP-Gaussiana.

A publicação completa sobre a pesquisa está disponível no endereço eletrônico https://www.mdpi.com/1424-8220/23/8/4131.

(Assimp CDSA/UFCG)