Pesquisa seleciona smart sensor para motores elétricos em escadas rolantes
Estudo foca em equipamentos utilizados em estação de metrô
Com a participação de professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi publicado no journal Sensors, no dia 20 de abril, pesquisa que seleciona o melhor smart sensor para motores elétricos utilizados em escadas rolantes de uma estação de metrô.
Além do professor Daniel Moura, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) campus Sumé, o artigo “Evaluation of Smart Sensors for Subway Electric Motor Escalators through AHP-Gaussian Method” conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Marinha do Brasil.
De acordo com o trabalho publicado, os sensores desempenham um papel crucial na Indústria 4.0, permitindo que as máquinas coletem e analisem dados em tempo real, que podem ser usados para melhorar os processos de produção e aumentar a eficiência . A pesquisa em questão confirma que os sensores podem desempenhar tais papéis.
Para modelagem do problema, utilizou-se o método AHP-Gaussiano. Sete critérios foram definidos para a seleção do sensor: faixa de temperatura, faixa de vibração, peso, comunicação, distância, potência elétrica máxima, velocidade de tráfego de dados e custo de aquisição. Quatro sensores inteligentes foram consideradas como alternativas. Os resultados da análise mostraram que o sensor mais adequado foi o sensor inteligente ABB Ability, que obteve a pontuação mais alta na análise AHP-Gaussiana.
A publicação completa sobre a pesquisa está disponível no endereço eletrônico https://www.mdpi.com/1424-8220/23/8/4131.
(Assimp CDSA/UFCG)
Redes Sociais