Página inicial > Últimas Notícias > Prorrogadas inscrições para o Programa de Residência Pedagógica na UFCG
ensino

Prorrogadas inscrições para o Programa de Residência Pedagógica na UFCG

Prazo foi estendido até o dia 1° de maio. São ofertadas 125 vagas para licenciandos e preceptores de diversos cursos da UFCG

• Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 10h38

Foram prorrogadas, até o próximo dia 1° de maio, as inscrições para a seleção de estudantes de cursos de licenciaturas interessados em atuar no Programa Institucional de Residência Pedagógica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O Programa tem o objetivo de aperfeiçoar a formação dos estudantes, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e exercitem a relação entre teoria e prática profissional docente.

As inscrições são realizadas via e-mail de cada docente responsável pelo subprojeto listado no edital. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e optar pelo subprojeto correspondente ao seu curso de licenciatura. A seleção será feita por meio de avaliação da documentação solicitada no edital e entrevista. O resultado final, após recursos, será publicado no dia 8 de maio.

No total, estão sendo ofertadas 125 vagas, sendo 105 para licenciandos bolsistas (Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Pedagogia, Música e Educação do Campo) e 20 vagas para professores preceptores (Matemática, Física, Biologia, Pedagogia, Música, Educação do Campo, História, Geografia e Ciências Sociais), nos campi Campina Grande, Cajazeiras, Cuité e Sumé.

Requisitos

Para participar como licenciando bolsista, o candidato precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos listados no edital, ter cursado o mínimo de 50% do curso, além de ter condições de dedicar 138 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica em cada um dos três módulos previstos. O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto. O valor mensal da bolsa é de R$ 700.

Já o bolsista preceptor, precisa ser licenciado na mesma área/disciplina do discente que irá acompanhar; ter experiência mínima de dois anos no magistério na Educação Básica; ser professor na escola participante e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto; entre outros requisitos previstos no edital. O valor mensal da bolsa é de R$ 1.100.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Ensino (PRE), pelo telefone 2101.1525 ou pelo e-mail rp.ufcg@gmail.com.

Confira abaixo os editais e a retificação do cronograma:

Licenciandos bolsistas

Bolsistas preceptores