Página inicial > Últimas Notícias > Parceria estratégica entre Brasil e China anima pesquisadores do Projeto Bingo
astronomia

Parceria estratégica entre Brasil e China anima pesquisadores do Projeto Bingo

Expectativa é na formalização de financiamentos importantes para o custeio do radiotelescópio que está em construção no Sertão da Paraíba

• Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 14h58
imagem sem descrição.

A declaração de apoio estratégico firmado entre os governos do Brasil e da China durante a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao território chinês, neste mês de abril, animou os pesquisadores do Projeto Bingo, radiotelescópio que está em construção no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba.

Confira aqui o item 33 da Declaração Conjunta entre Brasil e China sobre o Aprofundamento da Parceria Estratégica Global.

De acordo com Luciano Barosi, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pesquisador participante do projeto, a iniciativa envolveu todo o time de coordenadores do Bingo, permitindo uma visão institucional por parte dos dois países e abrindo oportunidades de financiamento significativas, tanto de parceiros governamentais como privados.

“A declaração conjunta entre os dois países coloca o projeto do radiotelecópio no âmbito de uma parceria estratégica que permite acessar recursos da agência espacial brasileira e da agência espacial chinesa. Ambas já demonstraram interesse em formalizar o apoio e materializar financiamentos importantes para o custeio do equipamento”, destacou.

Andamento do Radiotelescópio Bingo

De acordo com o pesquisador, já esta concluída a casa de comando do radiotelescópio e já foram iniciados os trabalhos de movimentação de terra e arruamento para a área do radiotelescópio. "As cornetas do radiotelescópio estão prontas em São Paulo. A usina solar encontra-se no porto de Xangai para ser enviada para o Brasil e a construção dos espelhos do radiotelescópio foi iniciada na China e deve demorar entre 6 e 12 meses para chegar no Brasil", observou Barosi.

Sobre

O radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas. Trata-se de um projeto internacional que conta com a participação de cientistas da UFCG, Universidade de Brasilia (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais da África do Sul, China, EUA, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Está sendo instalado no município de Aguiar, no Sertão paraibano, no Vale do Piancó. A região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

O Bingo tem o objetivo de ser um dos primeiros do mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com o radiotelescópio, será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, podendo indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang.

Assunto(s): astronomia