Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de monitoramento online de silos da UFCG vence concurso nacional
Campus Mobile

Projeto de monitoramento online de silos da UFCG vence concurso nacional

Finalistas ganharão uma viagem imersiva para o Vale do Silício, nos EUA

• Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2023, 15h44

O projeto SimSilo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu a 11ª edição do Programa Campus Mobile na Categoria Smart Farms.

O concurso nacional de inovação e empreendedorismo foi promovido pelo Instituto Claro e incentiva universitários, pós-graduandos e recém-formados a construírem soluções de impacto social por meio de aplicativos. A competição contou com a participação de 182 jovens de 21 estados brasileiros

Vinculado ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Automação Agrícola (GRAAU) do curso de Engenharia Agrícola, sob coordenação do professor Rafael Costa, o SimSilo foi desenvolvido pelos alunos Gabriel Melo, Gypson Ayres e Matheus Gomes e tem por objetivo monitorar todo o funcionamento de silos via Internet das Coisas (IoT, da sigla em Inglês), podendo ser acessível via celular ou computador, trazendo para o cliente todas as informações de funcionamento, variáveis ambientais e dos produtos armazenados, proporcionando fidelidade de estoque, diminuindo riscos de acidentes e economia de mão de obra.

Além da premição de R$ 11,7 mil, os vencedores receberão uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, considerado o berço da disrupção e tecnologia mundial. Durante a viagem, terão a oportunidade de visitar empresas de ponta e universidades, bem como de participar de workshops, palestras e momentos de network.

Confira aqui o resultado final.

Acompanhe o GRAAU na rede social - https://www.instagram.com/graau.ufcg

Assunto(s): Campus Mobile