Página inicial > Últimas Notícias > Festivais internacionais com participação da UFCG terão início no próximo dia 23 em Portugal
MÚSICA E ARTES

EuroFimus é versão europeia do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS)

• Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 15h53

Terão início, no próximo dia 23 de maio, em Portugal, o X Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas (FITAP) e o IV EuroFimus, versão europeia do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), promovido pelas universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB), Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e pela Affins Produções. Os eventos acontecerão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), como parte do XV Simpósio Internacional de Investigação em Arte (SIIA), cujo tema é a “Música e Arte Armorial: do Popular ao Erudito”.

Para os diretores dos Festivais, professores Levi Leonido, da UTAD e Universidade Católica Portuguesa (UCP), e Vladimir Silva, da UFCG, o foco dos encontros será a música produzida a partir das manifestações populares, a exemplo da nascida com o Movimento Armorial. “A meta é discutir de que forma compositores e intérpretes brasileiros e portugueses dialogam com a tradição e a modernidade em suas criações”, pontuaram os organizadores.

Os eventos contarão com a participação de músicos de referência no quadro luso-brasileiro, incluindo Danilo Guanais (violão), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Éwerson Carvalho (violão), da Universidade de Évora; Ronison Borba (acordeom), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB); Rui Fernandes (viola amarantina); Ricardo Almeida (gaita de foles), da MUNDIS/Agrupamento de Escolas Abel Botelho; Mário Cardoso (guitarra clássica), do Instituto Politécnico de Bragança; e João Paulo Borges e Pedro Fernandinho (chulas), do Grupo Andarilhos.

A programação do FITAP será finalizada no dia 24 de setembro e, tal como em edições anteriores, terá eventos artístico-culturais e didático-científicos no quadro europeu, hispano-americano e em todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Já o XIV FIMUS e 7º FIMUS Jazz, acontecem de 14 a 23 de julho e receberão artistas brasileiros, da França, Portugal e Estados Unidos.

O FITAP e o Eurofimus terão transmissão ao vivo no canal UTAD TV, no YouTube.

(Ascom UFCG, com informações da organização do evento)

Assunto(s): MÚSICA E ARTES