Página inicial > Últimas Notícias > UFCG oferta quatro bolsas para estudantes estrangeiros vinculados ao PEC-G
promisaes

UFCG oferta quatro bolsas para estudantes estrangeiros vinculados ao PEC-G

Valor da bolsa é de R$ 622 e será concedida durante seis meses

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2023, 15h49

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com inscrições abertas até 29 de maio para concessão de quatro bolsas para estudantes estrangeiros vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O valor da bolsa é de R$ 622 e será concedida durante seis meses por meio do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do Promisaes é fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos nas áreas de educação e cultura, e consiste na oferta de auxílio financeiro, em moeda corrente brasileira, para estudantes internacionais regularmente matriculados(as) em cursos de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Poderá se inscrever na seleção, o estudante que esteja regularmente matriculado em curso de graduação da UFCG; que tenha concluído, pelo menos, o primeiro período do curso de graduação no qual está matriculado; não apresente nenhuma reprovação por falta no período letivo anterior; esteja em situação regular do visto juntamente à Polícia Federal, mediante análise do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) atualizado ou do protocolo de prorrogação do visto; e que não tenha sido beneficiário de programa(s) de auxílio financeiro de outra(s) fonte(s) governamental(is) brasileira(s), salvo em casos excepcionais de pandemia e calamidade pública. Caso o(a) estudante seja beneficiário(a) de programas da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), deverá realizar opção.

As inscrições serão realizadas online via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), até as 8h do dia 29 de maio. È preciso fazer um cadastro prévio como usuário externo.

A seleção dos candidatos será feita com base na análise da condição socioeconômica do estudante; rendimento acadêmico, aferido através do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA); Índice de desenvolvimento humano do país de origem do aluno; e participação em programas acadêmicos de ensino, extensão e/ou pesquisa relacionados com o curso de graduação, durante, pelo menos, um período letivo.

O resultado final será divulgado no dia 2 de junho no site da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) - www.aai.ufcg.edu.br.

Para mais informações, leia o edital.

Assunto(s): promisaes