Página inicial > Últimas Notícias > UFCG vai realizar trilha histórica na cidade de Cuité
ces

UFCG vai realizar trilha histórica na cidade de Cuité

Atividade gratuita está sendo organizada pelo Museu do Homem do Curimataú e acontecerá no próximo sábado, dia 27

• Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 16h51

O Museu do Homem do Curimataú (MHC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará no próximo sábado, dia 27, a 1ª Trilha da História, na cidade de Cuité. A ação faz parte da comemoração do Dia Internacional dos Museus, celebrada em 18 de maio.

Na ocasião, os participantes sairão do MHC, às 7h, e seguirão a pé até o Horto Florestal Olho D’água da Bica, onde poderão contemplar a natureza e conferir as pinturas rupestres localizadas na região.

A atividade é gratuita e aberta para a comunidade em geral. Não é preciso fazer inscrição. “Será um passeio de histórias, conversas, interações. Leve água, chapéu, boné, use calçados apropriados e vem com a gente”, convida o diretor do MHC, Israel Araújo.

Para mais informações, siga o museu na rede social - https://www.instagram.com/mhccuite/

Horto Florestal Olho D’água da Bica

O Horto Florestal dispõe de uma área de 75 hectares e fica localizado em frente ao Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG), campus Cuité. A região conta com uma nascente de água perene além de áreas úmidas, lagos e reservatórios de água permanentes e temporários, bem como vegetação próximo à encosta e nas bordas de tabuleiro, caracterizando o lugar como uma Área de Preservação Permanente.

O local conta com construções, a exemplo de um teatro ao ar livre para encenação da Paixão de Cristo e estabelecimentos de uso comunitários, como lavanderia e chuveiros.

Sobre o MHC

O Museu do Homem do Curimataú é um órgão suplementar do CES/UFCG, campus Cuité. Criado em 11 de março de 2010, a ideia do Museu é conhecer para preservar. Além do acervo que conta com objetos, fósseis, livros, fotografias e artefatos que fizeram parte do cotidiano do homem do Curimataú, o museu tenta despertar nos moradores a percepção do que é patrimônio cultural, através de tardes de música, poesia, fotos e árvores genealógicas.

Ao longo destes anos o MHC vem realizando ações que envolvem a comunidade, os alunos e professores da universidade, através de mostras de Biologia, espaço farmacológico, sábado no Museu, cursos de xilogravura, palestras, exposições fotográficas e ações de resgate do patrimônio cultural imaterial, além de trabalhar a parte motivacional e artística dos alunos, servidores e professores da UFCG.

É com este objetivo de valorizar a identidade regional e potencializar o ensino-aprendizagem da universidade e escolas localizadas no seu entorno, que o Museu do Homem do Curimataú vem cumprindo a sua função de gerar conhecimento através do resgate e da produção da memória regional e promovendo a inclusão dos cidadãos no processo de desenvolvimento humano.

Assunto(s): ces