Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG vai realizar trilha histórica na cidade de Cuité
Início do conteúdo da página
ces

UFCG vai realizar trilha histórica na cidade de Cuité

Atividade gratuita está sendo organizada pelo Museu do Homem do Curimataú e acontecerá no próximo sábado, dia 27

  • Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 16h51

O Museu do Homem do Curimataú (MHC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará no próximo sábado, dia 27, a 1ª Trilha da História, na cidade de Cuité. A ação faz parte da comemoração do Dia Internacional dos Museus, celebrada em 18 de maio.

 

Na ocasião, os participantes sairão do MHC, às 7h, e seguirão a pé até o Horto Florestal Olho D’água da Bica, onde poderão contemplar a natureza e conferir as pinturas rupestres localizadas na região.

 

A atividade é gratuita e aberta para a comunidade em geral. Não é preciso fazer inscrição. “Será um passeio de histórias, conversas, interações. Leve água, chapéu, boné, use calçados apropriados e vem com a gente”, convida o diretor do MHC, Israel Araújo.

 

Para mais informações, siga o museu na rede social - https://www.instagram.com/mhccuite/

 

Horto Florestal Olho D’água da Bica

 

O Horto Florestal dispõe de uma área de 75 hectares e fica localizado em frente ao Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG), campus Cuité. A região conta com uma nascente de água perene além de áreas úmidas, lagos e reservatórios de água permanentes e temporários, bem como vegetação próximo à encosta e nas bordas de tabuleiro, caracterizando o lugar como uma Área de Preservação Permanente.

 

O local conta com construções, a exemplo de um teatro ao ar livre para encenação da Paixão de Cristo e estabelecimentos de uso comunitários, como lavanderia e chuveiros.

 

Sobre o MHC

 

O Museu do Homem do Curimataú é um órgão suplementar do CES/UFCG, campus Cuité. Criado em 11 de março de 2010, a ideia do Museu é conhecer para preservar. Além do acervo que conta com objetos, fósseis, livros, fotografias e artefatos que fizeram parte do cotidiano do homem do Curimataú, o museu tenta despertar nos moradores a percepção do que é patrimônio cultural, através de tardes de música, poesia, fotos e árvores genealógicas.

 

Ao longo destes anos o MHC vem realizando ações que envolvem a comunidade, os alunos e professores da universidade, através de mostras de Biologia, espaço farmacológico, sábado no Museu, cursos de xilogravura, palestras, exposições fotográficas e ações de resgate do patrimônio cultural imaterial, além de trabalhar a parte motivacional e artística dos alunos, servidores e professores da UFCG.

 

É com este objetivo de valorizar a identidade regional e potencializar o ensino-aprendizagem da universidade e escolas localizadas no seu entorno, que o Museu do Homem do Curimataú vem cumprindo a sua função de gerar conhecimento através do resgate e da produção da memória regional e promovendo a inclusão dos cidadãos no processo de desenvolvimento humano.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): ces
Fim do conteúdo da página