Página inicial > Últimas Notícias > ONG promoverá evento pela revitalização do Riacho das Piabas
manhã ecológica

ONG promoverá evento pela revitalização do Riacho das Piabas

Evento acontecerá no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 16h40

A Articulação Interinstitucional pela Revitalização do Riacho das Piabas (ARRPIA), Organização Não-Governamental (Ong) da qual a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) faz parte, promoverá na próxima segunda, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente com as Piabas.

O evento visa à promoção da educação para a cidadania socioambiental, por meio de ações ecológicas e participativas.

O encontro terá início às 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzia Dantas, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande, e contará com apresentações culturais, café da manhã, falas livres e leitura de carta denúncia.

A UFCG é membro fundador da Ong e desde 2011 tem realizado ações, através do ensino, pesquisa e extensão, para problematizar as realidades vividas na ambiência Riacho das Piabas no âmbito de uma cidade ecologicamente inteligente para Campina Grande e Região Metropolitana.

O riacho

Com 19 km de extensão, o riacho das Piabas está localizado na Zona Norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta vários bairros da cidade até desaguar no Açude Velho.

Fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, o Riacho das Piabas transformou-se, ao longo do tempo, em um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

Assunto(s): manhã ecológica