Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promove ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Cariri
campus sumé

UFCG promove ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Cariri

Atividades incluem palestras, distribuição de mudas, realização de dia de campo e participação de entrevistas sobre o tema meio ambiente

• Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 15h14

Até o dia 10 de junho, grupos de pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediados no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé, vão realizar diversas ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda, dia 5 de junho.

As ações envolvem a realização de palestras, distribuição de mudas, realização de dia de campo e participação de entrevistas sobre o tema meio ambiente. Nesse domingo, dia 4, por exemplo, foi feita a distribuição de mudas na Festa do Bode Rei, em Cabaceiras.

“Estamos trabalhando nessa semana para ampliar os processos de difusão do conhecimento em relação a escala ambiental, colocando os desafios e as potencialidades dos recursos naturais que são grandes impulsores de desenvolvimento” disse a professora Alecksandra Vieira, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) e vice-presidente do conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA - Unesco), que promove ações, juntamente com o Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido (Cerdes).

A data também está sendo comemorada pelo Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Gestão Pública, Política e Cidadania do CDSA, que está realizando, nas escolas públicas do município de Sumé, palestras com oficina pedagógica intitulada “Educação e Gestão Ambiental no Semiárido”.

De acordo com o tutor, o professor Fabiano Custódio, a finalidade é criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. "Essas atividades estão sendo um momento de aproximação do ensino superior com a educação básica através de debates e orientações em relação às questões ambientais no Semiárido Brasileiro", observou.

(Com dados da Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): campus sumé