Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca da UFCG em Sumé sedia exposição de obras produzidas com tinta de solo
Início do conteúdo da página
Solo, Cultura e Arte

Biblioteca da UFCG em Sumé sedia exposição de obras produzidas com tinta de solo

Evento acontece em comemoração à Semana do Meio Ambiente 

  • Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 15h44
imagem sem descrição.

Está aberta ao público, de 5 a 16 de junho, no hall da Biblioteca Setorial do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, a exposição temática Solo, Cultura e Arte, promovida pelo Grupo de Pesquisa Educação em Solos e pelo Projeto Geotinta.

 

O evento acontece em comemoração à Semana do Meio Ambiente como proposta de ampliar horizontes de conhecimento e valorização do solo, utilizando a arte com tinta de solo (geotinta) para inspirar uma compreensão mais profunda sobre a importância do solo.

 

 

A exposição estará aberta ao público durante o expediente diurno e noturno e inclui telas e peças de barro do acervo do Ateliê da Geotinta, que foram pintadas por artistas integrantes das diversas edições do Projeto Geotinta e produzidas pelas louceiras da comunidade quilombola Ligeiro de Baixo, no município de Serra Branca, PB.

 

"Popularizar o conhecimento do solo é possibilitar que as pessoas ressignifiquem seus conceitos e passem a desenvolver atitudes sustentáveis para com esse grande organismo que sustenta a vida na Terra, que para além de seus serviços ecossistêmicos, é gerador de arte e aglutinador da cultura", disse a professora Adriana Meira, organizadora da exposição.

 

Os solos saudáveis não são apenas essenciais para a produção de alimentos para uma população mundial em crescimento, mas um componente essencial do ecossistema global, atuando como um sumidouro de carbono para reduzir o impacto das mudanças climáticas. Além de filtrar a água e proteger as comunidades das inundações, dentre outras funções, os solos são habitat de inúmeras formas de vida e também fornecem fibras para as vestimentas e material mineral para as construções, artesanato e arte.

 

(Assimp CDSA/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): Solo , Cultura e Arte
Fim do conteúdo da página