Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para o Programa de Residência em Economia Criativa
Início do conteúdo da página
computação, arte e cultura

Abertas inscrições para o Programa de Residência em Economia Criativa

São oferecidas 30 vagas gratuitas para estudantes da UFCG, IFPB e UEPB, mediante doação de 5kg de alimentos não-perecíveis

  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 15h49

Estão abertas até 17 de junho, as inscrições do Programa de Residência em Economia Criativa (REC), uma iniciativa da cidade de Campina Grande para cumprir os compromissos firmados com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) quando recebeu o selo de cidade membro da Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria Artes Midiáticas.

 

São oferecidas 30 vagas gratuitas para estudantes da UFCG, IFPB e UEPB, mediante doação de 5kg de alimentos não-perecíveis.

 

As inscrições estão sendo realizadas online mediante preenchimento de formulário eletrônico.

 

Sobre

 

Nesta primeira edição do REC, serão desenvolvidos, prioritariamente, talentos e soluções em áreas demandadas pelas empresas e parceiros investidores associados: Advergame, Realidades Virtual e Aumentada e Inteligência Original (inteligência artificial+inteligência humana) e Comunicação Multimodal.

 

As atividades acontecerão de 19 de junho a 17 de julho na sede da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). Serão cinco encontros, às segundas feiras, das 18h às 20h, e uma jornada criativa ubíqua de 5 semanas, na qual o participante vai empreender em todo o tempo e em todo o lugar. Cada encontro semanal acontecerá em um ambiente que integra ciências, empreendedorismo inovador e artes midiáticas ao vivo.

 

Durante a jornada, os participantes serão iniciados em competências técnicas essenciais que integram computação, artes e cultura (hardskills nas áreas de IA, Game Design, Advergames, IoT, Realidades Virtual e Aumentada, Marketing do Futuro, BlockChain, NFT, Lean Startup, Media Arts, Educação Ubíqua, Segurança Cibernética, Cinema Interativo, Animação Digital, entre outras), e competências não técnicas essenciais para o profissional colaborador ou empreendedor do futuro no setor de Economia Criativa (softskills: liderança, resiliência, pensamento estratégico, empatia, gestão de projetos, comunicação multimodal, etc).

 

As oficinas da REC serão conduzida por profissionais especialistas em empreendedorismo, computação, arte e cultura, sob a coordenação do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Alves de Barros, coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa CompCult/UFCG) e Tutor do PET Computação/UFCG.

 

Durante a jornada criativa os participantes serão mentorados, acompanhados e avaliados por especialistas das empresas e instituições parceiras do HUB ComCampina. Aqueles que se destacarem na Residência poderão ser selecionados como integrantes de um Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG ou como estagiários remunerados ou colaboradores de uma das empresas associadas.

 

Organização

 

A Residência em Economia Criativa (REC) está sendo oferecida pela ABRAMID (Associação Brasileira de Artes Midiáticas) e pelas empresas associadas do HUB ComCampina, em parceria com o Laboratório de Economia Criativa da UFCG (CompCult) e com o PET Computação da UFCG.

 

A criação da ABRAMID foi a primeira ação da cidade de Campina Grande como cidade membro da Rede Mundial de Cidades Criativas na categoria Artes Midiáticas.

 

Para mais informações, entre em contato pelo email contatoabramid@gmail.com.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página