Página inicial > Últimas Notícias > UFCG possui o terceiro maior herbário da Paraíba
campus patos

UFCG possui o terceiro maior herbário da Paraíba

Acervo conta 8 mil exsicatas da flora paraibana

• Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 15h15

O herbário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instalado no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, alcançou a marca de 8 mil exsicatas da flora paraibana, tornando-se, desta forma, o terceiro maior herbário do estado, com vasta representatividade da flora da Caatinga.

"Exsicatas são partes de plantas desidratadas, formadas por elementos característicos e necessários para a classificação das espécies", esclarece a professora Maria de Fátima, atual curadora do herbário, cujas atividades começaram em 2006, com os professores Graça Marinho e Olaf Bakker.

Segundo a professora, a manutenção e ampliação do acervo conta com a colaboração de professores, pesquisadores, alunos, estagiários e funcionários que atuam nas pesquisas necessárias para as coletas e registro das plantas.

"Temos como metas futuras a ampliação da estrutura física e a qualificação do corpo técnico, visando à categorização da flora do sertão paraibano, além de podermos proporcionar à população o livre acesso às nossas instalações", observa a curadora.

Assunto(s): campus patos