Página inicial > Últimas Notícias > UFCG sediará Centro de Bioeconomia, Biotecnologia Médica e Inovação da Caatinga
cebbi

UFCG sediará Centro de Bioeconomia, Biotecnologia Médica e Inovação da Caatinga

Objetivo é promover o desenvolvimento de projetos e credenciamento de produtos oriundos do bioma. Projeto é realizado em parceria com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR)

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 15h46

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediará o Centro de Bioeconomia, Biotecnologia Médica e Inovação da Caatinga (CEBBI Caaatinga). O Termo de Execução Descentralizada (TED) para implantação e operacionalização do local, no valor de R$ 6, 9 milhões, foi assinado na última semana pelo reitor Antônio Fernandes. O projeto é realizado em parceria com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

O CEBBI Caaatinga ficará localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Campina Grande, e ocupará uma área de quase mil metros quadrados, que abrigará uma infraestrutura de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em bioativos, bioprodutos e bioeconomia da caatinga.

“O nosso objetivo é credenciar produtos da caatinga e desenvolver projetos acelerando seus resultados para que possamos avançar na escala de maturidade tecnológica, desenvolvendo o escalonamento da produção para proporcionar que o setor privado transforme em inovação. As riquezas do bioma caatinga precisam ser valoradas e expostas em uma vitrine tecnológica para gerar inovação para o mundo e o CEBBI Caatinga será um hub da Caatinga”, explica Mônica Tejo, diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), professora da UFCG e que ficará à frente da direção do CEBBI.

Os hubs são espaços – físicos ou virtuais – nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes, os projetos têm maior facilidade para crescer.

Ainda de acordo com Mônica Tejo, o CEBBI atuará junto as Rotas de Integração Nacional (ROTAS) em redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável na caatinga.

Assunto(s): cebbi