Página inicial > Últimas Notícias > UFCG desenvolverá plataforma digital de vendas com foco no empreendedorismo rural
rotasplace

Objetivo é que os integrantes das Rotas de Integração Nacional do Governo Federal possam expor e comercializar seus produtos numa vitrine digital própria

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 16h45

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi a instituição escolhida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para realizar o desenvolvimento e estruturação do Marketplace Customizado (RotasPlace) para ações de empreendedorismo rural. O Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 3,3 milhões, foi assinado pelo reitor Antônio Fernandes na última semana.

Um marketplace é um espaço onde se faz comércio de bens e serviços, como um shopping, onde ficam reunidas diversas marcas e produtos. Neste caso, o ambiente será digital e vai reunir e comercializar produtos dos integrantes das Rotas de Integração Nacional apoiadas pelo MIDR.

Um dos diferenciais do RotasPlace será a não cobrança de taxas operacionais pela ferramenta digital, onde o produtor poderá manter seu lucro real nos produtos ofertados. As ações do projeto integram ainda o monitoramento dos negócios e treinamentos virtuais sobre empreendedorismo, gestão sustentável, apoio na melhoria da identidade visual dos produtos, bem como a utilização de radares medindo a evolução nas vendas digitais e inserção no mercado.

Na UFCG, o RotasPlace ficará sob a coordenação dos professores Mônica Tejo e José Nilton Silva.

Rotas

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Atualmente, são trabalhadas dez cadeias: Rota do Açaí, Rota da Biodiversidade, Rota do Cacau, Rota do Cordeiro, Rota da Economia Circular, Rota da Fruticultura, Rota do Leite, Rota do Mel, Rota do Peixe e a Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Mais informações sobre as Rotas podem ser obtidas aqui.

Assunto(s): rotasplace