Página inicial > Últimas Notícias > Auxilio à participação em eventos contribui com formação acadêmica de estudantes da UFCG
assistência estudantil

Graças ao benefício, Joseph Hakkinen, aluno de Engenharia Civil, pôde apresentar, neste ano, um trabalho científico na França

• Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 15h18
imagem sem descrição.

Desde 2017, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instituiu, por meio da Resolução Nº 03/2017, o Auxílio à Participação em Eventos, cuja finalidade é proporcionar aos estudantes de graduação a realização de atividades fora dos limites da instituição em eventos científicos, culturais ou esportivos.

Ao longo destes anos, o auxílio já apoiou diversos estudantes contribuindo com suas formações acadêmicas. Um dos beneficiados pelo auxílio é Joseph Hakkinen, de 25 anos, que está concluindo o curso de Engenharia Civil no campus Campina Grande.

Ele já fez uso do auxílio por três vezes. Em 2019, para participação no Congresso Brasileiro de Cerâmica, na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. O segundo evento foi o Latin Ibero-American Conference on Operations Research, em 2022, que ocorreu na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O uso mais recente foi para apresentação de trabalho na 31st Conferência Anual International Group for Lean Construction (IGLC), o maior congresso de gestão de obra enxuta do mundo, que ocorreu de 26 de junho a 2 de julho deste ano em Lille, na França. O trabalho foi realizado em parceria com a professora Camila Famá, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa.

O estudante afirma que, sem o auxílio, a participação em eventos, sobretudo internacionais, ficaria inviável e destaca a importância deste iniciativa inclusiva e democrática. “Esse tipo de incentivo singular viabiliza que cada aluno tenha a extraordinária vivência de engajar-se em eventos além dos limites do campus, proporcionando-lhes a oportunidade de estabelecer conexões com outros pesquisadores e mergulhar em culturas e ideias novas e enriquecedoras. Além do aspecto acadêmico, esse intercâmbio cultural outorga a experiência de desbravar novas cidades e se conectar com pessoas de outras nacionalidades, conferindo-lhes uma oportunidade ímpar para aprimorar seus conhecimentos linguísticos, especialmente, quando se tratam de eventos internacionais”, diz.

Sobre o Auxílio

Para quem se interessou, a UFCG está disponibilizando, para o ano de 2023, R$ 100 mil, a serem distribuídos entre diversas solicitações individuais ou coletivas. Serão atendidas apenas as solicitações de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais da UFCG, que possuam cadastro socioeconômico com status DEFERIDO pelo Núcleo de Serviço Social da Assistência Estudantil e que tenham realizado a devida comprovação, em caso de auxílio para evento concedido anteriormente.

A proposta de apoio financeiro deverá ser requerida pelo estudante ao Colegiado do curso ao qual está vinculado, mediante processo administrativo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no prazo mínimo de 30 dias antes do início do evento.

Prestação de contas

Ao retornar do evento, o aluno deve apresentar, em até cinco dias úteis, uma prestação de contas em forma de relatório de viagem, descrevendo as atividades desenvolvidas, os comprovantes das despesas e o certificado de sua participação no evento. Em casos de passagens, deverão ser anexados os cartões de embarque. Caso não realize a prestação de contas, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) será informada e o estudante só poderá colar grau após a resolução da pendência.

Para mais detalhes e informações, veja o edital.