Página inicial > Últimas Notícias > Começa nesta sexta o XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande

Começa nesta sexta o XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande

Concertos, masterclasses, cursos e lançamentos de livros fazem parte da programação, que segue até o dia 23

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 15h18
imagem sem descrição.

Acontece nesta sexta-feira, dia 14, a abertura do XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMus) e do 7º FIMus Jazz. Concertos, masterclasses, cursos e lançamento de livros fazem parte da programação do evento, que segue até 23 de julho no Teatro Municipal Severino Cabral, na Unidade Acadêmica de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e no Mosteiro Santa Clara.

Os ingressos, gratuitos, devem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Nesta edição 2023 do FIMus, que contará com convidados do Brasil, Portugal e França, o destaque será a Música Armorial. A solenidade de abertura do evento será às 20h no Teatro Municipal Severino Cabral e contará com apresentação do Coro de Câmara de Campina Grande e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

“Esse concerto é muito expressivo para todos nós por várias razões. Primeiro por ser a abertura do FIMus, segundo porque a OSUFPB está completando 10 anos em 2023 e essa participação é parte do calendário de comemorações. Além disso, a peça que vamos apresentar ‘Réquiem para um trombone’ foi escrita por Eli-Eri Moura, que é daqui de Campina Grande e, este ano, celebrou 60 anos. Moura também foi um dos fundadores da Orquestra da UFPB e esse Réquiem foi escrito em homenagem a Radegundes Feitosa, trombonista paraibano que fez sua passagem espiritual há treze anos, infelizmente, em um trágico acidente. Então, é um ano muito festivo no sentido da simbologia do amor”, explica Vladimir Silva, professor da UFCG, diretor artístico do FIMUS e que vai reger a apresentação de abertura.

O FIMus, que é uma realização da UFCG, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e da Affins Produções, foi contemplado em 2022 com o Prêmio Funarte Festivais de Música. Para conferir a programação completa, acesse https://www.fimus.art.br/.

Assunto(s): cultura