Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da UFCG cumpre agenda institucional na China
cooperação internacional

Reitor da UFCG cumpre agenda institucional na China

Delegação busca fortalecer e promover acordos de cooperação na área da ciência, tecnologia e inovação

• Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 10h13
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Antônio Fernandes, encontra-se na China cumprindo agenda institucional. Na pauta, visitas a universidades e instituições empresariais para fortalecer e promover acordos de cooperação na área da ciência, tecnologia e inovação.

Nesta segunda-feira, dia 17, em agenda comum com o governo estadual e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), foi realizada reunião na Universidade Jiao Tong, em Xangai, sobre o andamento do Projeto Bingo - radiotelescópio que está em construção no município de Aguiar, no Sertão paraibano, que conta com a participação de cientistas da UFCG, IFPB, Universidade de Brasilia (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais da África do Sul, China, EUA, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

“As expectativas são as melhores possíveis, pois estaremos reunidos com potenciais parceiros para o desenvolvimento de pesquisas e outras interações acadêmicas”, afirmou o reitor, dizendo acreditar que novas agendas serão abertas estreitando os laços entre a UFCG e a China, com suas universidades e empresas do ecossistema de inovação tecnológica.

Compõem a comitiva da UFCG, a convite do reitor Antônio Fernandes, a professora Mônica Tejo - presidente do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação -, e os pesquisadores Francile Procópio, Edmar Gurjão, Amílcar Rabelo e Matheus Pasquali.

A delegação cumprirá a agenda de dez dias por cinco cidades chinesas, acompanhada pelo consulado brasileiro em Xangai.