Página inicial > Últimas Notícias > Setor de Nutrição e Dietética promove Oficina de Gastronomia para cozinheiros
hospital universitário

Setor de Nutrição e Dietética promove Oficina de Gastronomia para cozinheiros

Ação visa à padronização de procedimentos e receitas vão entrar no cardápio que é servido aos pacientes

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 17h05

Diz o ditado que “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Para o setor de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), inovar no cardápio e padronizar ações de segurança alimentar também não. Com essa ideia, colaboradores que atuam na cozinha do HUAC estão participando de Oficinas de Gastronomia, para o aprimoramento das habilidades culinárias. E o melhor: os pratos irão compor o cardápio que é servido aos pacientes internados na instituição.

A primeira oficina ocorreu na sexta-feira passada, dia 26, na cozinha do Hospital Universitário, e a ideia é que os treinamentos sejam semanais.  Na ocasião, os colaboradores que participaram da capacitação inicial elaboraram diversas receitas, incluindo sopa de abóbora com carne desfiada, sopa de batata doce, caldo de peixe, caldo verde e cabeça de galo.  Cuscuz de couve-flor e ricota à caprese também entraram na programação.

“As oficinas têm como objetivo treinar as equipes de cozinheiros do HUAC para implantação de padronização na execução dos pratos. Todas as receitas serão incorporadas, brevemente, ao cardápio destinado a pacientes, acompanhantes e funcionários”, explicou Clenise de Farias Dantas, chefe do setor de Nutrição e Dietética. Ela acrescentou que também está sendo estudada a possibilidade de abertura de algumas vagas para funcionários que não atuam na cozinha, mas têm interesse em aprimorar os dotes gastronômicos.

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.​

(Ascom HUAC/UFCG)