Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG participam de evento para fortalecer a autonomia de universitários com deficiência
inclusão

Objetivo foi divulgar experiências exitosas de participação proativa de jovens com deficiência no ambiente universitário

• Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h59

Alunos com deficiência da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 28, em João Pessoa, no “I Seminário Participação, Liderança e Deficiência: um caminho possível”, promovido pelo projeto de extensão “Inclusão em Foco”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O objetivo do evento visou disseminar experiências exitosas que apontem possibilidades plenas de uma participação proativa dos jovens com deficiência no ambiente universitário, não apenas nas aulas, mas também nos diversos espaços acadêmicos.

O convite para participação dos alunos da UFCG partiu da professora da UFPB, Adenize Queiroz, que também é coordenadora do Instituto dos Cegos, em Campina Grande.

A comitiva da UFCG contou com alunos com deficiências visual e física e Transtorno do Espectro Autista (TEA), do campus sede, que foram acompanhados de servidores técnico-administrativos (assistente social e revisor de texto em Braile) da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC).

Para a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFCG, Maria Verônica Santos, a participação no evento foi de grande importância. "Essa oportunidade de escutar experiências de outras pessoas com deficiência foi muito bacana. É preciso incluí-los e fazê-los ingressar nesse processo de participação, de mobilização, de luta pelos seus direitos no Ensino Superior e tornar, cada vez mais, nossa universidade acessível e inclusiva para todos”, destacou.

Assunto(s): inclusão