Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG recebe Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
confea

Condecoração foi entregue a Cursino Brandão Jacobina nessa quinta, dia 9, em cerimônia realizada em Gramado

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 14h59
imagem sem descrição.

O professor Cursino Brandão Jacobina, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi um dos 12 engenheiros homenageados na manhã dessa quinta-feira, dia 9, com a Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A condecoração foi entregue durante a cerimônia de abertura da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Gramado, RS.

Indicados pelos conselhos regionais, os homenageados são selecionados pela Comissão do Mérito entre os profissionais que mais contribuem com a missão do Sistema Confea/Crea e Mútua, de defesa da sociedade e a serviço da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.

O homenageado

O professor Cursino Brandão é doutor e mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse, na França, e graduado em Engenharia Elétrica pelo então Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atual UFCG.

Foi membro de comitês de assessoramento do CNPq e da Capes e da Câmara Superior de Pós-Graduação da UFCG. É membro da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP), da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Sua produção bibliográfica é extensa, com cerca de 470 trabalhos científicos e mais de 8 mil citações, tendo publicado dezenas de artigos científicos, coordenado diversos projetos de pesquisa e atividades de extensão, bem como orientado dezenas teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica.

Em 2020, conquistou o Prêmio Capes de Tese, da área de Engenharias IV, como orientador da tese de João Paulo Ramos Agra Méllo.

Assunto(s): confea