Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promoverá palestra sobre Linguística e Diversidade no Ensino da Língua Portuguesa
gelp

Evento online será realizado na última quinta-feira deste mês, dia 28

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h52

O Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP), projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai promover uma palestra sobre "Educação linguística e diversidade no ensino da Língua Portuguesa".

O evento, online e gratuito, acontecerá na última quinta-feira deste mês, dia 28 de setembro, às 19h, e será proferida pela professora Dra. Dulce Pereira, da Universidade de Lisboa. Será transmitido pelo YouTube, no canal do GELP. Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante a palestra, serão dadas as instruções para certificação de participantes.

Resumo

Embora com uma história linguística e cultural muito diversa, que urge diagnosticar, e mesmo em contexto monolíngue, a variedade do português académico é, para a maioria dos alunos, como que uma “nova língua”, cuja aprendizagem ganha com o recurso a métodos e técnicas da educação plurilíngue, promovendo a consciência implícita e explícita como parte integrante de uma educação linguística mais vasta. Assim, partindo do saber variável dos alunos, é possível desenvolver, numa perspectiva funcional e transversal à língua, capacidades de expressão cruciais, como a do tempo ou da quantidade, de que daremos exemplo para o português.

Para mais informações, siga a página @gelp.ufcg, no Instagram.

Assunto(s): gelp