Página inicial > Últimas Notícias > 1.200 alunos concluintes da UFCG farão a prova do Enade 2023
exame nacional

1.200 alunos concluintes da UFCG farão a prova do Enade 2023

Prova será aplicada no dia 26 de novembro

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 15h56

Mil e duzentos alunos concluintes de cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) farão, no dia 26 de novembro, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2023), prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos específicos do seu curso e aos temas de conhecimentos gerais.

Participarão da edição deste ano, os concluintes dos seguintes cursos e campi da UFCG: Agronomia (Pombal), Arquitetura e Urbanismo (Campina Grande), Enfermagem (Campina Grande, Cuité e Cajazeiras), Engenharia Ambiental (Pombal), Engenharia Civil (Campina Grande e Pombal), Engenharia de Alimentos (Campina Grande e Pombal), Engenharia de Produção (Campina Grande e Sumé), Engenharia Elétrica (Campina Grande), Engenharia Florestal (Patos), Engenharia Mecânica (Campina Grande), Engenharia Química (Campina Grande), Farmácia (Cuité), Medicina (Campina Grande e Cajazeiras), Medicina Veterinária (Patos), Nutrição (Cuité) e Odontologia (Patos).

As orientações sobre o exame ficarão a cargo das coordenações de curso. No link, é possível fazer a busca e encontrar os contatos para o caso de dúvidas e informações. Acesse aqui.

“A novidade nesta edição é a antecipação do conceito de regularidade. A regularidade, pelo menos, nos últimos anos, era dada sempre no início do ano posterior à aplicação do Enade. Então, a regularidade viria somente a partir de janeiro de 2024. A novidade é que já a teremos em dezembro. Isso vai acalmar os ânimos dos concluintes da UFCG, que terminariam o curso agora em novembro, mas só poderiam colar grau a partir de janeiro, caso estivessem de acordo com todas as regras do Enade. Com a alteração, eles poderão colar grau já em dezembro”, explica o procurador Educacional Institucional, Marcelo Ferreira.

Questionário do Estudante

Instrumento destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES.

Os alunos concluintes têm até 25 de novembro, véspera da prova, para preenchimento no site do Enade do Questionário do Estudante, instrumento de caráter obrigatório e requisito necessário para a visualização do local da prova.

Para mais informações, acesse aqui editais e retificações do Enade 2023.

Assunto(s): exame nacional