Página inicial > Últimas Notícias > HUAC vai realizar mutirão de consultas e cirurgias na área de mastologia

HUAC vai realizar mutirão de consultas e cirurgias na área de mastologia

Agendamento deverá ser feito por telefone entre os dias 2 e 10 de outubro. Campanha Outubro Rosa tem como objetivo promover a prevenção ao câncer de mama

• Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 14h12

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai realizar um mutirão de mais de 300 consultas clínicas em mastologia. As pacientes serão encaminhadas para realização do exame de mamografia quando houver necessidade.

Os agendamentos acontecerão exclusivamente por telefone, entre os dias 2 e 10 de outubro, e as consultas serão marcadas por ordem de ligação. Para marcar a consulta, as pacientes devem entrar em contato através do telefone (83) 2101-5566, das 8h às 12h e, à tarde, das 14 às 17h.

“Além das consultas, haverá a realização do mutirão no dia 21 de outubro no qual serão realizadas 15 cirurgias mamárias (exérese de pequenos nódulos), contemplando pacientes que já estão na lista de espera cirúrgicas do HUAC, afirmou a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do HUAC, Teresinha Melo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Sobre a campanha

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, EUA, e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): Outubro Rosa