Página inicial > Últimas Notícias > UFCG publica edital de seleção para Residências Universitárias e auxílios Creche e Inclusão Digital
prac

Inscrições acontecerão de 28 a 30 de setembro, de forma online

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 10h11

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou edital de seleção para o Programa de Residência Universitária e para concessão do Auxílio Creche (AC) e do Auxílio Inclusão Digital (AID) - estes dois últimos, criados recentemente e regulamentados pelas Portarias N° 36 e N° 38, de 20 de abril de 2023. As inscrições acontecerão de 28 a 30 de setembro, de forma online.

O Auxílio Creche (AC), no valor de R$ 300, tem por objetivo promover assistência financeira a estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial da UFCG, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que são mães ou pais de crianças menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), a fim de contribuir com a permanência, aproveitamento e conclusão da educação superior em tempo regular. O benefício poderá ser acumulado com apenas mais um auxílio de programa assistencial diverso. São ofertadas 15 vagas.

O Auxílio Inclusão Digital (AID), no valor de R$ 2 mil, visa fornecer condições de acesso a equipamentos do tipo laptop ou computador de mesa para a realização das atividades acadêmicas dos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial da UFCG e será ofertado nas modalidades Auxílio Inclusão Digital e Auxílio Inclusão Digital-PcD. O AID poderá ser acumulado com outra modalidade de benefício ofertado pela PRAC e por bolsa permanência/PBP/MEC ou, ainda, com programas de ensino, pesquisa e extensão da UFCG. São ofertadas 100 vagas para o AID e 10 para o AID-PcD.

Já o Programa de Residência Universitária tem por objetivo promover assistência de moradia e alimentação a estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFCG em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de contribuir com a permanência, aproveitamento e conclusão dos seus cursos, em tempo regular. Para concorrer, o estudante não deve possuir núcleo familiar ou parentes de primeiro grau que residam no município onde está localizado o campus em que estuda.

O estudante interessado em concorrer, deve estar regularmente matriculado em graduação presencial na UFCG, em cursos diurnos com o mínimo de 5 disciplinas ou 20 créditos e, nos cursos noturnos, com o mínimo de 4 disciplinas ou 16 créditos; ter o status “deferido” no cadastro socioeconômico realizado pela equipe de Serviço Social da Assistência Estudantil; entre outros requisitos específicos para cada auxílio, previstos no edital. São ofertadas vagas para os campi Cajazeiras (19), Cuité (19), Patos (12), Pombal (11), Sousa (16) e Sumé (9).

As inscrições são realizadas exclusivamente via Internet. No Sistema JUS2, o estudante deve selecionar o auxílio no qual deseja se inscrever, preenchendo o formulário disponibilizado pelo sistema com as informações requeridas. O acesso ao Sistema JUS2 se dá por meio do login e senha do Portal de Sistemas Integrados (PSI) da UFCG.

Já o estudante candidato ao Auxílio Creche deverá abrir processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) - “Assistência Estudantil: Auxílio Creche - Documentação Comprobatória” - e inserir as documentações necessárias relativas à guarda da criança, carteira de vacinação e comprovante escolar (para crianças a partir de 4 anos) enviando o processo para a Coordenação de Apoio Estudantil do seu campus.

O resultado da homologação das inscrições será publicado no dia 11 de outubro e o resultado final, após recursos, sairá no dia 25 de outubro.

Confira mais informações no edital.

Assunto(s): prac