Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tese de doutorado desenvolvida na UFCG fica entre as três melhores do Brasil na área de Computação
Início do conteúdo da página
ciência e tecnologia

Tese de doutorado desenvolvida na UFCG fica entre as três melhores do Brasil na área de Computação

De autoria de Thiago Pereira da Nóbrega, sob orientação dos professores Carlos Eduardo Pires e Dimas Cassimiro, a tese conquistou menção honrosa no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2023

  • Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 10h57
imagem sem descrição.

Uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi considerada uma das três melhores do Brasil na área, tendo conquistado menção honrosa no Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) 2023, realizado de 25 a 29 de setembro na cidade de Belo Horizonte, MG.

 

De autoria de Thiago Pereira da Nóbrega, sob orientação dos professores Carlos Eduardo Pires e Dimas Cassimiro, a tese foi defendida em 2022. Ela apresenta soluções relacionadas à privacidade de dados no processo de reconciliação de entidades. O processo visa identificar entidades similares em bases de dados distintas, sem a necessidade da revelação de dados durante o processo.

 

De acordo com o professor Carlos Eduardo Pires, um dos orientadores do trabalho, as contribuições da pesquisa têm implicações significativas em áreas como Saúde, Segurança e Governança de dados, configurando-se de alto interesse para instituições públicas e privadas, em âmbito local, nacional e internacional.

 

“A Resolução de Entidades com Garantias de Privacidade (REGP) desempenha um papel importante em diferentes áreas. Por exemplo, a sua aplicação em pesquisas médicas permite a análise segura de dados sensíveis de pacientes. Essa técnica é particularmente valiosa em estudos clínicos e epidemiológicos, onde os pesquisadores podem investigar tendências de saúde e eficácia de tratamentos sem expor informações pessoais dos participantes. Isso não apenas garante a confidencialidade dos pacientes, mas também promove a confiança na pesquisa médica, incentivando a participação em estudos importantes”, explicou.

 

Sobre o SBBD

 

O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) reúne pesquisadores e especialistas em Banco de Dados com o objetivo de discutir e promover avanços na área. O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do SBBD, realizado a cada dois anos, visa premiar trabalhos notáveis que contribuem significativamente para a área de Ciência da Computação, em especial Banco de Dados.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): ciência e tecnologia
Fim do conteúdo da página