Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG recebe prêmio internacional de Educação Infantil
identidade cultural

Professora da UFCG recebe prêmio internacional de Educação Infantil

Jeane Costa Amaral, da Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ana Maria Vieira de Almeida, entregue em Lisboa, Portugal

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 15h42
imagem sem descrição.

Ressaltar a importância de aproximar crianças do patrimônio cultural do seu território. Com essa temática, o trabalho de uma professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Prémio Ana Maria Vieira de Almeida na área de Educação Infantil. A pesquisa da professora Jeane Costa Amaral, da Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da UFCG, conquistou o primeiro lugar entre 24 obras inscritas. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada no início do mês de outubro, em Lisboa, Portugal.

Fruto da tese de doutorado de Jeane, defendida no final de 2020 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pesquisa levantou quais as dimensões que devem ser consideradas para aproximar as crianças do patrimônio cultural do seu território, a exemplo da força da cultura popular local. Intitulado “A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação”, o estudo foi desenvolvido a partir de vivências com grupos de educadores e crianças nas cidades históricas de Évora, em Portugal, e Penedo, em Alagoas.

Para a professora, o trabalho impacta não apenas na área da educação na infância, mas também a área cultural para a infância, estimulando o diálogo e parcerias que oportunizem a visibilidade e o pertencimento dos bens patrimoniais, sejam eles relacionados aos sítios históricos ou saberes e fazeres culturais locais. Segundo ela, a pesquisa também contribui com reflexões e propostas para pensar políticas públicas voltadas à primeira infância, permitindo considerar os direitos de participação dos bebês e crianças nos espaços públicos e culturais das cidades e seus diversos territórios.

“Como professora da UAEI, a ideia é que a gente possa estender isso para as nossas vivências com as crianças, levantando alguns saberes e fazeres de Campina Grande e da Paraíba. A intenção é trabalhar com as crianças a ideia da identidade cultural local, que ajuda a construir a ideia de pertencimento de um território e isso precisa ser feito desde sempre”, destacou Jeane.

Sobre o Prêmio

Instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o Prêmio Ana Maria Vieira de Almeida destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um caráter bienal.

Nesta primeira edição do Prêmio, foram eleitos pelo júri dois trabalhos vencedores e três menções honrosas. Os trabalhos premiados receberam 20 mil euros cada um.

Confira aqui o resultado.

Assunto(s): identidade cultural