Página inicial > Últimas Notícias > Assinado acordo de intercâmbio entre a UFCG e a Universidade de Yangzhou
parceria internacional

Assinado acordo de intercâmbio entre a UFCG e a Universidade de Yangzhou

Solenidade aconteceu na manhã desta quarta no campus sede, com a presença de delegação da YZU

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h13
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assinou na manhã desta quarta-feira, dia 18, um Acordo de Cooperação para intercâmbio de estudantes com a universidade chinesa de Yangzhou (YZU). A solenidade de assinatura, que aconteceu no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da instituição, contou com a presença de uma delegação da YZU, chefiada pelo reitor Jiao Xin’an. Na ocasião, o reitor da UFCG, Antônio Fernandes, foi representado pela Pró-reitora de Ensino, Viviane Ceballos.

A cerimônia, que teve início com uma apresentação de músicas do movimento Armorial e de Jackson do Pandeiro, executadas pelo Quarteto UFCG, contou com a presença de grande público, formado por estudantes e integrantes das comunidades científica e acadêmica, além de membros da Administração Superior da UFCG.

Em sua fala, a professora Viviane Ceballos ressaltou a importância do encontro como um avanço significativo na busca contínua da UFCG por colaborações acadêmicas internacionais. "A parceria com a Universidade de Yangzhou é um testemunho de nosso compromisso com a promoção da excelência acadêmica e a expansão da projeção global de nossa instituição. Acreditamos firmemente que, por meio do diálogo intercultural e da cooperação internacional, podemos encontrar soluções para os desafios globais que nos unem a todos", destacou.

O reitor Jiao Xin’an agradeceu a acolhida e fez um retrospecto da aproximação entre as duas universidades. "Estamos muito felizes em estarmos aqui. A amizade entre a UFCG e a Universidade Yangzhou, que começou com a importante parceria no Projeto Bingo, se expandiu para cooperação em outras áreas, como o intercâmbio de estudantes entre as instituições. Não tenho dúvidas de que é só o começo. Estamos aguardando vocês, professores e estudantes da UFCG, para serem nossos colegas na Universidade Yangzhou, ajudando-nos a expandir a amizade e a cooperação científica entre nossos países e nossos povos".

A solenidade contou ainda com uma apresentação da universidade e da cidade de Yangzhou, realizada pela pró-reitora de Relações Internacionais da YZU, professora Alice Yin.

Além do reitor Jiao Xin’an, a delegação chinesa estava formada pelo chefe de Gabinete da Reitoria da YZU, Wang Jun; a pró-reitora de Ciência e Tecnologia, Liu Fang; a pró-reitora de Relações Internacionais, Zhang Yin; o diretor da Faculdade de Ciências Matemáticas, Ling Zhi e o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Wang Zhiqiang.

O acordo

O acordo assinado entre a UFCG e a YZU tem vigência de cinco anos e prevê o intercâmbio de estudantes em quaisquer programas de graduação e pós-graduação oferecidos pelas instituições, para candidatos qualificados de ambas as universidades.

A universidade de origem será responsável pela seleção e aprovação de todos os candidatos participantes, sendo que a excelência acadêmica será o critério primário de seleção. Os estudantes qualificados serão aceitos na universidade anfitriã por um período acordado mutuamente entre as universidades e o número de estudantes será determinado por acordo mútuo entre a YZU e a UFCG antes de 1º de junho de cada ano.

Cada universidade designou um coordenador e um interlocutor responsáveis pela administração do intercâmbio e do aconselhamento aos estudantes. Na UFCG, essas funções serão exercidas, respectivamente, pela diretora do Escritório Internacional, Verônica Macário, e pela gerente do Escritório Internacional, Márcia Cybelle Leite.