HUAC promove reuniões científicas para aprimoramento de profissionais da cirurgia geral
Sessões ocorrem todas as segundas-feiras, às 17h, na sala de teleconferência
Discussões de alto nível, temas complexos, estudos de caso. Toda segunda-feira, às 17h, profissionais da área de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, participam de reuniões científicas para aprimoramento do conhecimento e das habilidades. Quinzenalmente, às quintas-feiras, também são realizados encontros do Clube de Radiologia.
Iniciado em 2018, o projeto de sessões científicas é conduzido pelo especialista em cirurgia de cabeça e pescoço Gilney Silva Porto, que é coordenador da Residência Médica em Cirurgia Geral do HUAC. “O objetivo é oferecer melhor tratamento aos nossos pacientes, como também ensinar aos médicos residentes e internos sobre os assuntos mais recentes da especialidade e atualização contínua”, explicou o especialista.
As reuniões atraem público expressivo, contando com a presença de cirurgião oncológico, de cirurgia de cabeça e pescoço, coloproctogia, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia geral do serviço, além de internos, residentes e preceptores. Os participantes discutem casos clínicos da enfermaria, artigos científicos e também debatem temas relacionados à clínica cirúrgica. As sessões são realizadas na sala de teleconferência.
Na sessão passada, comentou o médico Gilney Silva Porto, as discussões foram sobre a patologia Acalasia de Esôfago”. Já a discussão de artigos sobre “Indicação da cirurgia de Miotomia a Heller” e “Cirurgia endoscópica nos casos de Megaesôfago grau IV” constaram da programação do encontro desta segunda-feira, dia 1º.
Capacitação
Segundo o chefe da Cirurgia Geral do HUAC, cirurgião Uirá Coury, a realização dos encontros científicos é muito importante. “Às segundas-feiras, temos apresentações de seminários pelos residentes de cirurgias, com grande envolvimento da equipe, inclusive multiprofissional. Também promovemos encontros do Clube de Radiologia, às quintas-feiras, com participação da equipe de cirurgia, quando são apresentados casos de interesse dos residentes e de pacientes da enfermaria e dos ambulatórios”, explicou.
O cirurgião Uirá Coury acrescentou que esse tipo de programação contribui muito para a capacitação dos residentes. “Possibilita um incremento importante na formação deles e também dos acadêmicos de Medicina, que começam a se acostumar com apresentação de seminários, casos clínicos, trabalho de conclusão de cursos e participação em congressos”, afirmou. Os eventos integram o calendário oficial da Residência Médica do HUAC.
(Ascom HUAC/UFCG)
Redes Sociais