Página inicial > Últimas Notícias > Feira de Ciências da UFCG reuniu cerca de 500 estudantes de 14 municípios
mcti

Feira de Ciências da UFCG reuniu cerca de 500 estudantes de 14 municípios

Evento fez parte da programação da I Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação do CCT

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h05

O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou de 14 a 20 de outubro a sua I Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve como tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.

O destaque da programação foi a I Feira de Ciências do CCT, que aconteceu no dia 17, reunindo no campus Campina Grande projetos de escolas públicas municipais de toda a Paraíba. "A apresentação desses projetos proporcionou um melhor entendimento das demandas existentes nesses municípios. Elencando os problemas, fica mais fácil encontrar uma solução. " disse Amanda Gomes, assessora de Pesquisa e Extensão do CCT.

Os projetos foram avaliados e premiados. Veja os vencedores:

1º Lugar: EMEF Elça Carvalho da Fonseca (Cuité) - Projeto Biodigestor: uma proposta de aproveitamento do lixo orgânico de uma escola municipal da cidade de Cuité
2º Lugar: EMEF Irmão Damião Clemente (Lagoa Seca) - Projeto Sustemar: meio ambiente e sustentabilidade regional.
3º Lugar: EMEIEF Alice Jorge da Silva (Caraúbas) - Projeto: O jogo do quadro interativo da prevenção do coronavírus no meio ambiente rural.

Ao todo, foram cerca de 500 participantes de Campina Grande e mais 13 municípios da região. A previsão é que a segunda edição da Mostra aconteça em meados de outubro de 2024. "A ideia é que o evento ocorra todos os anos, mas tudo dependerá da captação de recursos. Esse ano, por exemplo, fizemos a captação a partir de um edital específico, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação." acrescentou a assessora.

A comissão organizadora do evento contou com a colaboração de 23 estudantes, 15 docentes, além de 10 técnicos administrativos lotados no CCT/UFCG. A MCTI é uma iniciativa do CCT da UFCG, em conformidade com o decreto da Presidência da República que instituiu a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando oportunizar projetos desenvolvidos em escolas públicas municipais, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

Assunto(s): mcti