Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da UFCG é destaque em competição nacional de inovação em Enfermagem
Bootcamp Health Tech

Equipe da UFCG é destaque em competição nacional de inovação em Enfermagem

Time Madalaana foi o único do Nordeste a subir no pódio no 2° Bootcamp Health Tech, desafio realizado durante o 25° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que aconteceu esta semana em João Pessoa

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h50
imagem sem descrição.

Uma equipe integrada por alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou o terceiro lugar no 2° Bootcamp Health Tech: Inovação e Empreendedorismo para Criação de Valor em Saúde e Enfermagem, competição nacional de inovação na área, realizada durante o 25° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que aconteceu entre os últimos dias 23 e 26 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, PB. O time foi o único do Nordeste a subir no pódio da competição.

Formada pelas alunas Maria Lúcia Bezerra, Danielle Lima, Nalenkya Rodrigues, estudantes do curso de graduação em Enfermagem do campus sede da UFCG, e pela mestranda Eduarda Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a equipe, denominada Madalaana, desenvolveu uma proposta de calçado terapêutico e meias para pacientes diabéticos, feitos com material reciclado oriundo das indústrias têxtil e de calçados. O objetivo é prevenir complicações de membros inferiores, como úlceras e amputações. A ideia se configurou como uma proposta de impacto ambiental e social, conquistando o terceiro lugar entre 18 equipes competidoras.

“Queremos dar visibilidade à causa, pois os impactos de vida à pessoa com diabetes são inúmeros e os índices de amputação de membros inferiores ainda são elevados, cabendo à competência da enfermagem a prevenção dos agravos”, destacou a estudante Maria Lúcia Neta, integrante da equipe. De acordo com o grupo, a ideia é dar continuidade ao projeto. “Pretendemos tirar a DiaShoe (nome da empresa fictícia, criada durante o desafio) do papel e colocá-la em prática”, finalizou.

Assunto(s): Bootcamp Health Tech