Página inicial > Últimas Notícias > UFCG implementa sistema de iluminação pública eficiente no campus sede
eficiência energética

UFCG implementa sistema de iluminação pública eficiente no campus sede

Relatório publicado pela Comissão Interna de Conservação de Energia prevê economia anual de cerca de R$ 40 mil

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 16h04
imagem sem descrição.

A Comissão Interna de Conservação de Energia da Universidade Federal de Campina Grande (CICE/UFCG) divulgou o Relatório de Execução do Projeto de Iluminação Pública do campus sede. Foram instaladas 85 luminárias de LED e 147 refletores, no valor de R$149.948,24. A expectativa é que a instituição tenha uma economia anual de cerca de R$ 40 mil na fatura de energia.

Foram beneficiados os seguintes locais: avenida do Bloco BG, rua entre os blocos BK e BP, rua entre os blocos BJ e BK, jardim.entre os blocos BC e BD, jardim do bloco BC, rua de acesso ao CH e estacionamento,  acesso ao bloco CA, acesso entre os blocos CA e CA1, rua de acesso ao DART, rua principal do campus sede, estacionamento do bloco BB, áreas próximas a Praça de Alimentação, entre outros ambientes.

A execução do serviço foi feita por meio da aprovação do projeto da UFCG na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética promovida pela Energisa (Edital n° 01 de 2022), que incluiu também o fornecimento, instalação, coleta e a destinação dos itens substituídos.

Para Cláudio Pereira da Costa, engenheiro eletricista da UFCG e presidente da CICE, o sistema Iluminação Pública (IP) bem planejado não é somente uma necessidade operacional, mas uma ferramenta para criar um ambiente estimulante e acolhedor. “Um sistema IP eficiente não só garante a segurança dos estudantes, professores e funcionários, como também influencia diretamente na qualidade e bem-estar das pessoas e atividades por estas realizadas, proporcionando um ecossistema adequado para o aprendizado, interações humanas e promoção da sustentabilidade”, destaca.

Ainda segundo ele, por meio desta iniciativa ficou evidente que pequenas mudanças no sistema de IP podem gerar um grande impacto para comunidade universitária, não somente ao realçar a estética dos espaços, mas também ao reduzir significativamente o consumo energético, contribuindo com um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente da instituição.

“Cabe também destacar que essas e outras ações estão sendo efetivadas para os próximos anos pela CICE. Essas medidas visam fomentar toda a comunidade e gestão universitária para uma cultura de uso eficiente do recurso energia elétrica, transformando a UFCG em agente de transformação energética”, ressaltou.

Sobre a CICE

Instituída por meio da portaria Nº 107, de 06 de dezembro de 2022, a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE/UFCG), objetiva propor, implementar e acompanhar medidas efetivas de conservação de energia. É função da CICE a implementação de iniciativas de IP eficiente em todos os ambientes institucionais, possibilitando não somente à redução do consumo de energia elétrica, mas também à oferta de benefícios considerados essenciais a toda a comunidade universitária.