Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG é citada em artigo científico da NASA
ciência

Pesquisa da UFCG é citada em artigo científico da NASA

Trabalho de autoria dos professores Roniere Soares e Walman Benício foi desenvolvido no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) do CCT

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 10h34

Uma pesquisa realizada no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi citada em artigo científico desenvolvido por pesquisadores da NASA, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration) dos EUA, e publicado na Plataforma Science Direct, da editora Elsevier.

A pesquisa, de autoria dos professores Roniere Soares, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção, e Walman Benício, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UFCG, trata do efeito de altas temperaturas em microestruturas de ligas com memória de forma (ligas metálicas que, após deformadas, têm a capacidade de retornar ao formato original ao sofrer aquecimento).

LaMMEA

O LaMMEA integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem por objetivo a composição de uma rede de pesquisa de âmbito nacional voltada ao estudo de sistemas estruturais avançados, incorporando o conceito de materiais e estruturas inteligentes, caracterizando-se por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas.

Confira o artigo da NASA.

Confira o artigo da UFCG.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): ciência