Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da UFCG conquista o segundo lugar geral da 16ª Competição Baja SAE Nordeste
parahybaja

Disputa foi encerrada nesse domingo, dia 29, em Camaçari, BA

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 14h54
imagem sem descrição.

A equipe Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o segundo lugar geral da 16ª Competição Baja SAE Nordeste, encerrada nesse domingo, dia 29, em Camaçari, BA. A competição é uma etapa regional do programa Baja SAE Brasil.

Promovida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), a competição funciona como um desafio lançado aos estudantes, oferecendo a chance de aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção ao projeto detalhado, construção e testes.

Nesta etapa Nordeste, a equipe da UFCG conquistou oito troféus em quesitos individuais, a maior quantidade de premiações já conquistada na história da equipe.

Superprime: 1° lugar
Manobrabilidade:1° lugar
Velocidade: 1° lugar
Projeto dinâmico: 1° lugar
Enduro: 2° lugar
Aceleração: 2° lugar
Suspensão: 2° lugar
Tração: 3° lugar

"A nossa primeira participação este ano foi um campeonato amistoso, em Recife, onde nós obtivemos o segundo lugar em todas as provas. E agora, na etapa regional, com o nosso veículo, que é 4×2 e estava bem preparado, também conseguimos conquistar o segundo lugar geral da competição,” explicou o responsável técnico da equipe Parahybaja, Cícero de Lima.

Segundo ele, atualmente, o veículo da equipe da UFCG pode ser considerado o melhor veículo 4×2 de toda a região Nordeste. “A equipe campeã conseguiu o primeiro lugar por ter um veículo 4×4 – o que conferiu um bônus de 150 pontos extras e garantiu a primeira colocação. Então, avaliando-se o projeto, hoje, nós temos o melhor veículo 4×2 do Nordeste,” completou.

A equipe Parahybaja é composta por alunos dos cursos de engenharias (Mecânica, Elétrica, etc.), Design, entre outros. Neste ano, o projeto completou 25 anos de história. O piloto da equipe, Igor José, explicou que a equipe se divide em subsistemas de organização. “Existe a parte de Power Train que é a unidade de força e motor; a parte de Suspensão e Direção; a parte de Cálculo Estrutural que é onde se faz análise e desenho do chassi do carro; a área de Freios; a área de Design e Ergonomia, além da parte de Gestão da Equipe,” explicou Igor. “Nós buscamos cada vez mais adquirir experiências e levamos o que aprendemos dentro da universidade para o projeto e o mercado de trabalho”, completou.

Para Maria Teresa, coordenadora de marketing da equipe, a competição foi “exatamente o que esperávamos, pois trabalhamos muito e sabíamos que teríamos bons resultados! Muito gratificante ver que conseguimos estar no pódio. Foi fruto de muito trabalho e dedicação. Agora, vamos focar na etapa Nacional e continuar obtendo bons resultados”, adianta.

Iam Leite, capitão da equipe Parahybaja também deixou o seu recado: “Com muita garra, dedicação e noites viradas nossa equipe mostra quem é e de onde vem o melhor carro do nordeste. Vamos Parahybaja!”

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): parahybaja