Página inicial > Últimas Notícias > Projeto desenvolvido no HUJB conquista o terceiro lugar no Programa de Iniciação Científica da Ebserh
autismo

Larissa Freitas, orientada pelo professor José Ferreira, desenvolveu um jogo de tabuleiro para detectar alterações fisiológicas no autismo infantil

• Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 09h09
imagem sem descrição.

Um projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) por uma aluna da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou o terceiro lugar nacional no Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O resultado foi anunciado no último dia 25.

Intitulado Construção de um jogo de tabuleiro para detectar alterações fisiológicas no autismo infantil, o projeto de Larissa Freitas, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG, campus Cajazeiras, foi orientado pelo professor José Ferreira, da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC/UFCG).

“Imagino que conquistas como essa impulsam nossos alunos a buscarem mais ainda o caminho da iniciação científica e mostram que, a despeito de estarmos no interior do Nordeste e no menor hospital universitário da Rede Ebserh, podemos alcançar resultados satisfatórios com nossas iniciativas de pesquisa. Tanto a Larissa quanto eu ficamos surpresos com a projeção nacional do nosso projeto”, afirmou o professor.

O PIC/Ebserh, realizado em parceria com o CNPq, concede bolsas de iniciação científica para alunos de cursos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, colocando-os em contato com a pesquisa na área da saúde e visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos.

Latics

A estudante (atualmente já graduada) e o orientador são vinculados ao grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (Latics) do CFP. O grupo viabiliza espaços de pesquisa, promoção e divulgação de conhecimento científico da área da saúde, a partir da construção, validação e avaliação de tecnologias cuidativo-educacionais como softwares, jogos educativos, álbuns seriados, infográficos, entre outros. Promove, também, atividades online, oficinas presenciais para discussões a respeito da formação dos profissionais de saúde, assim como atividades de educação em saúde com a comunidade.

(Ascom UFCG, com dados do CFP)

Assunto(s): autismo