Página inicial > Últimas Notícias > UFCG lança editais para programa de intercâmbio com universidades mexicanas
aai

UFCG lança editais para programa de intercâmbio com universidades mexicanas

Há vagas em diversas áreas para estudantes de graduação (3 vagas), pós-graduação (3 vagas) e pesquisadores (8 vagas) da instituição

• Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 15h13

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), divulgou editais do Programa de Educação Superior Brasil-México (BRAMEX), que objetiva estimular o intercâmbio de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de universidades brasileiras associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidade Brasileiras (GCUB) e de universidades mexicanas.

Para os alunos de graduação, estão sendo oferecidas três vagas distribuídas entre os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Educação do Campo para cursarem um semestre de estudo acadêmico em universidade mexicana. A mobilidade acadêmica presencial deverá ocorrer de janeiro a junho de 2024.

Já para a pós-graduação, também são oferecidas três vagas para estudantes dos seguintes programas: mestrado em Ciências Florestais, doutorado em Engenharia Agrícola, doutorado em Engenharia Elétrica, doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais e doutorado em Matemática. O período de duração da mobilidade acadêmica será de um semestre letivo - de janeiro a junho de 2024.

O edital também contempla oportunidades para oito pesquisadores da UFCG integrantes dos programas de pós-graduação a seguir: Administração (PPGA), Ciência Política (PPGCP), Ciências Sociais (PPGCS), Educação (PPGED), Engenharia de Alimentos (PPGALI), Engenharia Mecânica (PPGEM), História (PPGH), Horticultura Tropical (PPGHT), Linguagem e Ensino (PPGLE) e Sistemas Agroindustriais (PPGSA). A mobilidade deverá ser feita num período de curta estância - até 30 dias no semestre acadêmico.

Benefícios

A universidade mexicana de destino será responsável pela hospedagem e alimentação (três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar) garantindo também a isenção de taxas universitárias - este ultimo, voltado apenas para estudantes de graduação e pós-graduação.

Inscrições

As inscrições estão abertas até às 17h do dia 10 de novembro por meio de formulários onlines.

Formulário de Inscrição (Estudantes de Graduação)
Formulário de Inscrição (Estudantes de Pós-Graduação)
Formulário de Inscrição (Pesquisadores)

O resultado final será divulgado dia 16 de novembro no site da AAI - www.aai.ufcg.edu.br

Confira aqui todos editais, retificações e anexos.

Assunto(s): aai