Página inicial > Últimas Notícias > Mina Escola da UFCG terá evento de Portas Abertas
Mineração e Geologia

Mina Escola da UFCG terá evento de Portas Abertas

Evento ocorrerá de 6 a 7 de dezembro, em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 16h11
Professor Iure Aquino, à frente da Mina Escola
imagem sem descrição.

A Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia (UAMG) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai realizar, de 6 a 7 de dezembro, a 1ª Semana de Portas Abertas da Mina Escola da UFCG, localizada nas proximidades do município de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba.

O evento é gratuito e vai oferecer atividades interativas destinadas a promover o conhecimento científico e tecnológico com um enfoque específico no desenvolvimento sustentável, para estudantes das cidades vizinhas à Mina Escola.

Confira a programação completa.

Dia 6 - Quarta-feira
14h - Abertura oficial
14h - Curso de Mineração

Dia 7 - Quinta-feira
9h às 17h - Atividades programadas
9h às 17h - Curso de Mineração
9h às 17h - Curso de Informática

Atividades programadas

Visitas guiadas à galeria subterrânea da Mina Escola
Professores Iure Aquino e Adriano Peixoto e os monitores Hiago Lima e Thiago Reis.

Palestras sobre Mineração, Geologia e Meio Ambiente
Professoras Elissandra Lima, Barthira Nunes e os monitores Arthemis de Oliveira e Andressa Diniz.

Mostra de minerais do Centro Gemológico do Nordeste
Professor Carlos Mario e os monitores Josenildo dos Santos e Thiago Reis.

Oficina de Mineralogia e Petrografia Básica
Professor Guilherme Teles e os monitores Marckson Costa, Iasmin Silva e Ludmila Fernandes.

Mina Escola

A Mina Escola da UFCG é a única mina experimental vinculada a uma instituição de Ensino Superior no Brasil. Foi fundada na década de 1980 como um núcleo avançado para estudos de mineração, cobrindo a cadeia geologia-lavra-beneficiamento no Nordeste, bem como para fornecer suporte didático-científico às atividades acadêmicas do curso de Engenharia de Minas. O mineral extraído era a scheelita, fonte de tungstênio, e sua galeria subterrânea tem 200 metros de extensão.

Atualmente, a Mina Escola é utilizada, principalmente, nas aulas de campo de geologia geral, petrografia, topografia e geoprocessamento, bem como trabalhos de pesquisa e extensão.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 2101.1170.